Diáspora Africana

DJ Mukambo rasga elogios a São Luís afirmando ser um berço cultural de raiz e africanidade muito forte

O belga, que visita pela segunda vez a capital maranhense, disse estar encantado com o tambor de crioula, o reggae. Ele promete um setlist cheio de afrobeat, dub, reggae e grooves de brasilidade no Baile do Sound System.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
DJ Mukambo na Mirante FM
DJ Mukambo na Mirante FM (Divulgação)

O belga Benjamin Tollet, conhecido artisticamente como DJ MUKAMBO, é uma das atrações do BAILE DO SOUND SYSTEM, que rola neste sábado (8/2), no ESPAÇO CULTURAL TREM DAS ONZE, na avenida Beira-Mar, em frente ao prédio da Rffsa. O line-up tem, ainda, os Djs Pedro Sobrinho, Tarcísio Selektah feat Lelo Bantu (MG) e pocket show com CRIOLA BEAT.

Conexão

Ele participou da edição desta quinta-feira (6/2), do Plugado, na Mirante FM. Em sua segunda visita ao Maranhão, o DJ falou que prestigiou o tambor de crioula, o reggae e os museus da cidade. Disse que São Luís é a segunda cidade brasileira que mais admira a cultura destacando Recife, como a primeira.

- Tenho Pernambuco como um Estado brasileiro que mais gosto da cultura, do groove do maracatu, do movimento Mangue Beat, criado por Chico Science. Um artista que cuja a música e poesia atravessam o tempo. Deste rico tempero cultural brasileiro eu também gosto muito de São Luís. Aqui existe uma cultura de raiz e africanidade muito forte - elogia.

Como jornalista, ativista de grooves do mundo, apresentador de radio e DJ, Benjamin Tollet se especializa nas musicas do mundo desde 2005, escreve para vários jornais e revistas belgas, francesas e holandesas com foco em musica africana e da diáspora.

Sua pesquisa musical também se transforma em um podcast semanal, Radio Mukambo, que nos submerge nos grooves do mundo e nas pulsações das cidades onde os sons se misturam para criar músicas mestiças sem fronteiras. Afrobeat, ethiojazz, músicas afro-brasileiras, afro-latinas e luso- africanas, soukouss, reggae/dub/dancehall e hip-hop com sotaque regional/étnico.

DJ Mukambo se dedica a africanizar as noites com grooves que fazem dançar até a madrugada! É um apaixonado por afrobeat e especialista de grooves afro-brasileiros.

Durante quatro anos, Mukambo foi a força atras da festa global grooves maior da cidade de Bruxelas, Groovalicious. Em março de 2018, ele lançou Groovove Kilombo. No mesmo ano, também, lançou a associação KiLOMBO, plataforma de promoção e de desenvolvimento do potencial de bandas de afrobeat e de musica brasileira.

Depois da visita ao Brasil, o DJ MUKAMBO embarca em maio para Malawi, país africano. Lá, ele irá realizar oficinas para jovens carentes.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.