Literatura & Música

Celijon Ramos representa o Maranhão no Talentos Fenae em Santa Catarina

No concurso cultural nacional, promovido pela Fenae e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Celijon Ramos disse que vai concorrer na categoria de contos com a "Fábulas das Areias".

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Celijon Ramos em festival nacional em Santa Catarina
Celijon Ramos em festival nacional em Santa Catarina (Divulgação)

O Talentos é um concurso cultural nacional, promovido pela Fenae e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - Apcef - que tem como objetivo incentivar a produção de cultura dentro do universo dos funcionários da Caixa. Para isso, aposta na descoberta de novos talentos e na divulgação de seus valores artísticos como forma de inspirar outras pessoas.

Na área da poesia, o Maranhão será representado pelo funcionário da Caixa Econômica, Celijon Ramos, no Talentos Fenae. A solenidade de premiação dos vencedores do Talentos ocorre neste sábado (7/12), a partir das 22h, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

Em conversa no Plugado, na Mirante FM, Celijon comentou sobre o gosto pela leitura, a afinidade com a poesia, do prazer em participar do evento. Para Celijon, "estar presente no evento já considera uma vitória".

- Já me considero um vitorioso apenas pelo fato de ter um trabalho reconhecido e disputando a nível nacional, do intercâmbio cultural com outros funcionários amantes da arte espalhados pelo país e que vão estar presentes no evento - enfatiza.

Indagado sobre a participação no Talentos, Celijon disse que vai concorrer na categoria de contos com "FÁBULAS DAS AREIAS".

Temáticas

O concurso é estruturado em torno de quatro grandes temas, que são Foto e Filme, Artes Visuais, Literatura e Música, os quais se desmembram em oito modalidades. Podem participar todos os empregados da Caixa que tenham cadastro no Mundo Caixa, mas apenas os associados às Apcefs concorrem à premiação.

Há 13 anos o concurso vem revelando talentos e movimentando o cenário artístico do país. Iniciou em 2004 com o nome de Circuito Cultural e uma mecânica distinta da atual, tendo perdurado até 2013. Em 2016, após passar por uma grande reestruturação, o concurso voltou como Talentos. Ficou ainda mais abrangente e com uma mecânica mais simples, contando com menos categorias.

Outra grande novidade do Talentos é que o concurso passou a abarcar, desde 2016, o Música Fenae. Este evento, originalmente chamado Festival da Canção dos Empregados da Caixa (Fenec), promove, desde 1986, uma competição que integra compositores e intérpretes com o objetivo de estimular o crescimento e a divulgação de valores artísticos, assim como a descoberta de novos talentos.

A Fenae e as Apcefs acreditam no poder transformador de uma comunidade que cria e aprecia a arte, permitindo aos indivíduos expressarem sua visão de mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.