Manifestações do Tambor de Crioula e Reinado são retratados em documentário
As comunidades da diáspora africana no Brasil, Santa Rosa dos Pretos (MA) e Mato do Tição (MG) são as protagonistas do Crioula Reinado, dos cineastas Tiago Pereira e Victor Dias, que falou do trabalho na Mirante FM.
Neste domingo (11/8), será exibido na comunidade de diáspora negra de Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, no Maranhão, o documentário Crioula Reinado, dos cineastas paulistanos Tiago Pereira e Victor Dias. O projeto, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, já passou por Belo Horizonte (MG).
Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, o cineasta Victor Dias explica que o intercâmbio entre comunidades tradicionais e as manifestações Tambor de Crioula e Reinado são retratados no filme.
- Crioula Reinado contempla o olhar de quem vivencia essas culturas, destacando a perspectiva da própria comunidade e não apenas um olhar externo. As comunidades retratadas foram de Santa Rosa dos Pretos (MA), Mato do Tição (MG) e povos reinadeiros de Oliveira (MG) - destava
Para Victor, as manifestações culturais dos povos da diáspora africana têm papel fundamental na construção da identidade brasileira.
- Essas manifestações resistiram a séculos de perseguição, conseguindo preservar um conhecimento vasto e complexo. Comunidades negras e quilombolas espalhadas pelo Brasil ganharam novos contornos, em uma trajetória que se tornou exemplo de luta pela liberdade e diversidade. Os antepassados diziam que, um dia, esses povos se encontrariam e é justamente da potência desse encontro de raízes que é feito o documentário Crioula Reinado. O trabalho contribui, justamente, em que o país vive um momento político perigoso, de segregação de cor, raça, regional, enfim vive um conservadorismo - adverte.
Crioula Reinado será exibido nacionalmente, no dia 17 de novembro, (domingo), às 23h, pela TV Cultura, celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Sinopse
Crioula Reinado é um filme de encontro entre povos afro- brasileiros. Um reencontro precioso, realizado através de um intercâmbio que reuniu as manifestações do Tambor de Crioula e do Reinado, por meio de duas expedições formadas por mestres de saberes e jovens dos quilombos de Santa Rosa dos Pretos, do Maranhão, Mato do
Tição, de Minas Gerais, e povos reinadeiros de Oliveira, também do estado de Minas.
Os personagens são pilares sociais de sua respectiva região e, ao visitarem o território quilombola uns dos outros, viveram momentos emocionantes, identificando uma familiaridade que remonta às suas origens. Esse lugar comum despertou memórias e laços, histórias silenciadas da formação de um Brasil. A trajetória de luta, força, fé e sabedoria do povo negro é contada em meio a relações afetivas e identitárias que se constroem no decorrer do filme.
Todas as etapas de desenvolvimento do documentário tiveram participação ativa e
protagonismo das comunidades. A equipe dedicou um longo período de mediação e pesquisa, quando foram aplicadas diversas metodologias participativas para envolver e posicionar as comunidades no centro da construção da narrativa. Na etapa de finalização do filme, um primeiro corte foi exibido nas comunidades para que, em assembleia, pudessem opinar na montagem e no resultado da obra. A partilha constante de um olhar ancestral sobre cada momento vivido, guiou a captação de imagem e movimento em um enquadramento afrocentrado.
Sobre o Rumos Itaú Cultural
Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior.
Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.
SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2015-2016
Crioula Reinado
Dia 11 de agosto (domingo)
Às 19h
Festa do Divino do Quilombo de Santa Rosa dos Pretos
BR 135, KM 88
Itapecuru-Mirim (MA)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.