Julho Crioula

Célia Sampaio fala do novo single, do show e destaca mulheres negras representativas do Maranhão

Ela veio ao programa acompanhada do percussionista Kadu Galvão, que vai dividir o palco com a dama do reggae maranhense, O músico também vai representar o Maranhão no Ethno Brasi, em agosto, em São Paulo.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Kadu Galvão e Célia Sampaio na Mirante FM
Kadu Galvão e Célia Sampaio na Mirante FM (Divulgação)

A cantora Célia Sampaio participou, no último domingo (22/7), do Plugado, na Mirante FM. Ela aproveitou para lançar a nova música "TAMBOR", composta pela própria, em parceria com Gracilene, arranjos do argentino Pablo, atualmente morando em Jericoacara (CE).

- Esta música é de minha autoria com participação de Gracilene. Contei ainda com a participação do argentino Pablo. É uma homenagem que faço as mulheres coreiras do Maranhão e vamos aproveitar para lançar a música na festa Julho Crioula, que acontece na quarta-feira, dia 24 de julho, no bar Latino Cachaçaria, na Praia Grande. Na ocasião, iremos homenagear estas mulheres coreiras com as suas simbologias e legados junto ao tambor de crioula - assegura.

Na celebração musical em homenagem ao Dia Nacional Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Célia será acompanhada por Kadu Galvão (percussão) e Toti (violão). Também Nesta primeira edição, serão reverenciadas sete mulheres representativas do Maranhão, entre as quais: a escritora Maria Firmina, a pesquisadora e educadora Maria de Lourdes Siqueira, a folclorista Dona Teté, ativista Maria Aragão, a cantora Célia Maria, sacerdotisa do tambor de mina, Mãe Andresa e a pesquisadora e fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), Mundinha Araújo. Para Célia Sampaio será uma noite de muita Kizomba.

- Iremos festejar com muito afoxé, samba, tambor de crioula, reggae, enfim, com vários ritmos negros, nossas mulheres negras maranhenses, a força, a energia, o legado dessas mulheres. Algumas não estão mais aqui, mas deixaram uma energia super-positiva para gente dar continuidade a esta luta. Outras como professora Lourdinha Siqueira, Mundinha Araújo e Célia Maria continuam vivas e na luta - reverencia.

Ethno Brasil

Além de ser cria do Centro de Centro de Cultura Negra e de já acompanhar Célia Sampaio em outras jornadas, Kadu Galvão está arrumando as malas para participar do projeto Ethno Brasil, que ocorrerá entre os dias 1º e 13 de agosto, na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. O músico disse que recebeu a notícia com felicidade e gratidão. Ele é o único músico nordestino selecionado.

- Fiquei feliz quando soube do resultado, pois sou o único músico nordestino selecionado pelo projeto Guri para participar do Ethno Brasil. Um evento que vai reunir 25 jovens do mundo inteiro, que durante treze dias vão apresentar a musicalidade dos seus respectivos países - ressalta.

E como amante do bumba meu boi, tambor de crioula e outras manifestações folclóricas tendo em vista ter convivido desde os sete anos, na comunidade do João Paulo, influenciado pelos pais, Kadu deixou bem claro que vai representar o Maranhão levando para as oficinas e palcos da "Paulicéia Desvairada" estes sotaques e ritmos genuinamente locais.

- Eu vou ter o meu momento em oficinas e no palco durante o evento. E vou levar comigo toda a aprendizagem que tive na convivência com os diversos sotaques do bumba meu boi desde os sete anos, no bairro do João Paulo, e da convivência com o Centro de Cultura Negra, onde tive a oportunidade de conhecer Célia Sampaio, Paulinho Akomabu - enfatiza.

Julho Crioula

No rolê "JULHO CRIOULA', nesta quarta-feira, a partir das 18h, no bar Latino Cachaçaria, na Praia Grande, será celebrado o DIA NACIONAL DE TEREZA DE BENGUELA E O DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA, respectivamente, com a presença do DJ Pedro Sobrinho cortejando as djs: Nanny, Gabriella Leão, Camilla Ribeiro, Vanessa Serra e a cantora Célia Sampaio, com intervenção musical com banda.

Com poesia e música, as mulheres negras e mestiças latino-americanas, do Caribe, brasileiras, especialmente, as maranhenses serão festejadas por suas histórias de liderança, força e luta pela liberdade.

LINE UP:

18h00 às 18h30 - DJ PEDRO SOBRINHO
18h30 às 19h10 - DJ NANNY
19h10 às 20h50 - DJ GABRIELLA LEÃO
20h50 às 21h30 - DJ CAMILLA RIBEIRO
21h30 às 22h10 - DJ VANESSA SERRA
22h10 às 23h00 - SHOW CÉLIA SAMPAIO

SERVIÇO:

O QUÊ: JULHO CRIOULA
QUEM: Show de Célia Sampaio & Banda). Discotecagem: Nanny, Gabriella Leão, Camilla Ribeiro, Vanessa Serra feat. Pedro Sobrinho
QUANDO: DIA 24/7/2019 (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: A PARTIR 18h
LOCAL: BAR LATINO CACHAÇARIA, na rua do Giz, nº 111, (Praia Grande)
PRODUÇÃO: ACORDES PRODUÇÕES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.