Carnaval

Milton Gadelha fala sobre a história, desafios e resistência da Banda Bandida em 20 anos

Com o lema "Muita Saliência e Nenhuma Violência, a Bandida leva mistura de ritmos e sotaques para o Carnaval de Rua do Maranhão.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Milton Gadelha, um dos criadores da Banda Bandida.
Milton Gadelha, um dos criadores da Banda Bandida. (Milton Gadelha)

Milton Gadelha, um dos criadores da banda Bandida, referência e Resistência Cultural no Carnaval de Rua, em São Luís, esteve na edição do domingo (10/1), no Plugado, na Mirante FM, onde comentou sobre a história, desafios enfrentados pela brincadeira em 20 anos de existência, maioridade e dona dos seus atos..

A banda que propaga que “nasceu em 8 de setembro de 1612”, ou seja desde que São Luís foi fundada, se apresenta com tudo que tem direito, inclusive sua icônica e gigantesca boneca de pano.

Atrás do Trio Elétrico

No “Pré-Carnaval de São Luís, a Bandida se concentra aos sábados, até 23 de fevereiro, a partir das 16h, na Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico de São Luís, onde sai em cortejo pelas ruas da cidade.

No repertório, canções marcadas pelos antigos carnavais, marchinhas e frevo. O cortejo dos sábados é animado por 22 músicos.

Com o lema "Muita Saliência e Nenhuma Violência", a banda bandida leva mistura de ritmos e sotaques.

Resgate da Rua

A banda bandida é uma das pioneiras no resgate do Carnaval de Rua do Maranhão com seu tradicional cortejo pelo Centro Histórico de São Luís, e se estende a outras cidades maranhenses.

Todas as Tribos

Para Milton, a banda bandida foi criada para agregar todas as classes sociais.

- São 20 anos na estrada. A banda foi criada em 1999, e contou com a participação de vários amigos reunidos na Praia Grande. De repente passa uma bandinha com as meninas da 28 de Julho. Um olha para o outro, vamos fazer uma banda ? Alguém diz e a gente não sabe quem foi, cita: Bandida. Colou e estamos até hoje sofrendo, inovando para se manter viva no Carnaval do Maranhão. A bandida é cheia de amigos, aberta, feita para todas as classes sociais - destaca.

Maranhensidade da bandida

Segundo Milton, a Bandida leva a sua animação, além do Estreito dos Mosquitos.

- Temos apresentação no município de São Bernardo, agora, dia 22 de fevereiro, estamos com o bloco Bagaceira. E nos quatro dias Gordo do Carnaval estaremos em Caxias, que já é uma tradição da banda com a população caxiense - ressalta.

Miltinho destaca que para brincar no bloco, basta vestir a fantasia. "Venha com a gente nessa folia em 2019. estamos aí cheio de gás para este carnaval. Vamos com tudo", ressalta Milton.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.