SÃO LUÍS - O endividamento das famílias brasileiras cresceu em março. No mês, 78,1% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer, o que representa um aumento de 0,2 ponto percentual (p.p) em relação a fevereiro. É o que aponta a pesquisa feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
As famílias consideradas de baixo renda (até 3 salários mínimos) impulsionaram o endividamento no mês (79,7%), com alta mensal de 0,5 p.p e anual de 0.8 p.p. já os outros grupos apresentaram redução.
O cartão de crédito representou 86,9% dos endividados no mês, aumento de 0,8 p.p na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O economista e professor universitário, Danilo Pereira comentou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM.
“As situações do endividamento, há uma redução no consumo, com isso ocorre pequenos desempregos momentâneos, as pessoas que tem menos renda começam a ter que consumir uma renda menor, ou mesmo sem a renda. Então isso faz com que ocorra um endividamento porque ela não consegue mais honrar com aquele parcelamento pequeno no cartão de crédito”, declarou Danilo Pereira.
Assista a entrevista na íntegra.
Saiba Mais
- Prefeito eleito de Tutóia diz que investirá na estrutura do município
- “A gente não esperava”, diz Iracema Vale sobre reeleição
- Dr. Joel defende a saúde como sua prioridade para São Luís
- Representantes da Fribal visitam o estúdio da Rádio Mirante News
- 'Fui aquele candidato que recebeu a força de um grupo organizado' diz prefeito eleito de Grajaú
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.