Favoritas avançam e Copa Feminina de Tênis segue com duelos decisivos em São Luís
Melhores ranqueadas no tênis nacional avançam e confirmam classificação, enquanto jovens talentos como Livia Santo buscam espaço nas quartas de final; maranhenses deixam disputa.
SÃO LUÍS - A Copa Feminina de Tênis continua em São Luís, no Sports Village, e a tarde desta quarta-feira (10) foi marcada pelo favoritismo das atletas mais bem ranqueadas. A brasileira Sofia Mendonça precisou superar dificuldades, mas venceu Maria Eduarda Lages de virada, em três sets, com parciais de 1/6, 7/5 e 6/2. Logo depois, a cabeça de chave nº 3, Julia Konishi, confirmou o bom momento e bateu a maranhense Bruna Liotto por 6/3 e 6/0. Também avançaram às quartas de final a romena Maria Toma e a italiana Beatrice Stagno. As quatro maranhenses já deixaram a disputa.
VEJA MAIS
Maranhense conquista primeira vitória em torneio de tênis internacional
A programação desta quinta-feira (11) prevê mais quatro confrontos de simples que definirão as últimas classificadas às quartas. Um deles será o duelo entre brasileiras: Jennifer Durado e Livia Santo se enfrentam às 14h. Aos 17 anos e disputando apenas seu terceiro torneio profissional, Livia comentou sobre a experiência e suas metas.
“Vou jogar solta porque sei que ela é mais experiente e tem a responsabilidade da vitória. Assisti alguns jogos dela aqui, fiz minha estratégia e espero conseguir jogar bem”, comentou Livia. Em seu último ano juvenil, a tenista tem como meta participar das competições profissionais antes de ingressar no tênis universitário. “Ainda não sei para onde vou, mas quero aproveitar até agosto de 2026 para conquistar uns pontinhos pelos torneios daqui”, finalizou a tenista.
Queda das maranhenses
Julia Konishi, tenista brasileira mais bem posicionada no ranking entre as participantes, superou a pressão da torcida maranhense para derrotar a atleta do Maranhão Bruna Liotto. “Entrei nervosa, porque jogar contra uma atleta local mexe bastante, mas consegui me soltar e impor meu jogo. Sei que o ranking não é tudo, todas aqui têm muita qualidade, mas quero seguir firme e avançar no torneio”, afirmou Konishi.
Além de Bruna Liotto, Beatriz Dias,Lara Spinatto e Jéssica Albuquerque eram as maranhenses na disputa.
Na abertura da rodada desta quarta-feira (10), a cabeça de chave nº 4, Sofia Mendonça, mostrou determinação e virou a partida. “O jogo foi bem difícil, no início estava bem devagar e foi complicado. Ela estava muito bem e acertou tudo no primeiro set. Comecei a jogar melhor no segundo, sendo mais precisa e menos nervosa nas primeiras bolas. Hoje está ventando bastante e a gente teve que se adaptar muito, e até o final eu consegui me adaptar melhor”, comentou Sofia Mendonça, que enfrentará Maria Toma, em partida marcada para sexta-feira.
Nas duplas, a parceria entre Catarina Melleiro e Jennifer Dourado levou a melhor sobre Beatriz Dias e Dominique Romanholi, por 6/3 e 6/4. Já a dupla formada pela equatoriana Mell Gonzalez e a norte-americana Hibah Shaikh superou Sofia Mendonça e Bianca Bernardes por 6/2 e 6/1. Os demais resultados podem ser conferidos no site oficial: www.institutosports.com.br.
O torneio acontece no Sports Villa, em São Luís, com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Maranhense de Tênis, integrando o calendário mundial do ITF World Tennis Tour – W15.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.