Futebol

Livro sobre histórias do futebol maranhense começa a ser vendido nesta quinta-feira (10)

“Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias” conta episódios curiosos do esporte no estado.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 09/10/2024 às 21h49
“Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias” é de autoria de Hugo Saraiva.
“Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias” é de autoria de Hugo Saraiva. (Gustavo Arruda / Imirante)

SÃO LUÍS - Um importante resgate histórico sobre o futebol do Maranhão começa a ser vendido nas livrarias nesta quinta-feira (10). O “Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias”, do escritor, professor, pesquisador e educador físico Hugo José Saraiva Ribeiro, conta alguns episódios curiosos e histórias de bastidores que movimentaram o futebol no estado, dentro e fora de campo. O livro, que tem 240 páginas, será comercializado nas livrarias Vozes (Centro de São Luís) e AMEI (São Luís Shopping), ou diretamente com o autor Hugo Saraiva, por meio do e-mail hugosaraiva_3@hotmail.com.

No "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias", Hugo Saraiva juntou parte do material dos quatro primeiros livros e algumas passagens que foram publicadas no blog Futebol Maranhense Antigo, além de reunir histórias inéditas. Para relatar esses acontecimentos, o escritor fez uma série de entrevistas com craques do passado, torcedores, ex-dirigentes, ex-árbitros, jornalistas, radialistas e historiadores, além de realizar pesquisas na Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís.

"Precisei de três meses para montar o projeto do livro, começar e finalizar, porque grande parte dessas histórias estavam prontas após pesquisas e outras eu fui adquirindo com o tempo. O livro tem 94 contos, com algumas histórias como a de Pelé, que veio para São Luís como um ilustre desconhecido com o Santos e fez dois gols contra o Sampaio Corrêa com 16 anos, as histórias de algumas excursões de clubes maranhenses, o Sampaio e o Moto jogaram no Suriname, o Ferroviário foi para a Colômbia em uma época de guerra civil com problemas para ir e para voltar, tem também o Vitória do Mar jogando na Paraíba e voltando de pau de arara para São Luís após o promotor da excursão sumir. São muitas histórias, fico feliz por deixar mais um capítulo do futebol maranhense para o torcedor", afirmou Hugo Saraiva em entrevista à Mirante News FM.

O “Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias” é o quinto livro de Hugo Saraiva sobre a história do futebol no Maranhão: anteriormente, o escritor lançou "Sampaio Corrêa: Uma Paixão dos Maranhenses" (2011); "Memória Rubro-Negra: De Moto Club a Eterno Papão do Norte" (2012); "Salve, Salve, Meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube" (2014); e "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" (2023).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.