Série D

Maranhão Atlético bate a Tuna Luso nos pênaltis e avança às oitavas de final

Maranhão Atlético fez 5 a 4 nas penalidades após vencer por 1 a 0 no tempo normal.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 06/08/2023 às 20h57
Tuna Lusa e Maranhão duelaram no estádio do Sousa
Tuna Lusa e Maranhão duelaram no estádio do Sousa (Lucas Sampaio / Ascom TLB)

BELÉM - Foi com emoção. O Maranhão Atlético superou a Tuna Luso (PA), por 5 a 3, nos pênaltis, após vencer por 1 a 0 no tempo normal, e avançou às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. o MAC havia perdido, por 3 a 2, em São Luís, e precisava vencer. No fim do segundo tempo Rodriguinho ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti para o Bode, que foi bastante superior no confronto. 

VEJA MAIS 

Rodriguinho lembra pênalti perdido e celebra classificação do Maranhão

Próximo adversário 

Agora o Maranhão Atlético vai enfrentar o Retrô-PE nas oitavas de final da Série D. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou a data dos confrontos, mas, com uma campanha inferior na classificação geral, o MAC vai jogar o segundo jogo fora de casa. 

1º TEMPO 

Aos seis minutos do primeiro tempo o Maranhão foi o primeiro a chegar com perigo na partida. Jorge levantou a bola na área, Passira deu um leva desvio e Vander soltou uma bomba, que passou por cima do gol defendido por Rafael. 

Aos nove, o MAC assustou a Tuna novamente. Fabrício fez boa jogada individual, mandou um bom chute e Rafael fez uma ótima defesa para evitar o primeiro gol dos visitantes. 

Depois de uma queda de rendimento na partida, o time maranhense criou outra boa chance aos 22 minutos. Ronald disputou a bola, que acabou sobrando para Jorge. O camisa ajeitou e bateu, a bola passou com bastante perigo. O Bode seguia mais agressivo no campo que ataque do que a Tuna. 

Aos 31, depois da parada para a hidratação, o MAC mais uma vez mostrou mais ímpeto ofensivo, mas parou novamente em Rafael. Fabrício recebe passe, invadiu a defesa do adversário, bateu com força e o goleiro da Tuna fez uma defesaça, evitando mais uma vez o gol maranhense. 

Jorge assustou novamente Rafael aos 37. O camisa 10 sontou outro petardo por cima do gol de Rafael, que se assustou mais uma vez. Aos 42, Rafael, melhor jogador da partida, até então, defendeu chute de Passira, evitando mais uma vez o gol atleticano. No minuto seguinte, o time de Belém deu o ar da graça no ataque com Pedrinho, que escorou bom cruzamento de cabeça – a bola passou raspando a trave de Moisés. Aos 47, Pedrinho acertou o primeiro chute da Tuna no gol e Moisés voou para fazer uma boa defesa; 

Na sequência o árbitro apitou o fim do primeiro tempo. 

2º TEMPO 

Com um minuto de jogo na segunda etapa, William Maranhão mandou uma bomba, que passou perto da trave de Moisés. Aos 7 o Maranhão respondeu. Ronald deu lindo passe para Passira, que bateu por cima, tentando encobrir Rafale, que se esticou todo para evitar o gol. 

Aos 29, após a parada parada técnica, os donos da casa se lançaram ao ataque com Dedé, que escorou bom cruzamento de Raílson e cabeceou com perigo, por cima da trave. 

O Maranhão voltou a tentar abrir o placar aos 31, mas parou no goleiro Rafael, que seguia salvando a sua equipe. Fabrício mandou uma bomba e o goleiro da Tuna fez uma boa defesa e dois tempos. Dois minutos depois, saiu o gol atlético. Rafael, que tinha acabado de entrar, recebeu um ótimo passe de Henrique, invadiu a área para acertar um petardo e superar o seu xará: 1 a 0 para o Bode.

Após o gol do time do Maranhão uma grande confusão se formou e a partida perdeu bastante qualidade. Porém, aos 49, o Bode teve a chance de fazer o gol da classificação. Hugou derrubou Fabrício e o árbitro Murilo Ugolini marcou pênalti. Na cobrança, Rodriguinho bateu e Rafael fez a defesa.Daí mais nada aconteceu a vaga foi para decisão nos pênaltis. 

Nas penalidades

Raílson bateu firme e fez o primeiro para a Tuna. O capitão Leone deslocou o goleiro e empatou para o Maranhão Atlético. Rangel também deslocou o goleiro para a Tuna: 2 a 1. Na cobrança do Bode, Passira deixou tudo igual em boa cobrança: 2 a 2. 

Samuel bateu para fora e deixou a equipe de Belém com seu primeiro pênalti perdido. Em seguida, Capote botou o Bode na frente com um chute no meio do gol: 3 a 2. Na cobrança de Cássio, Moisés ainda tocou na bola, mas não defendeu: 3 a 3. Cavi converteu e deixou o MAC na frente mais uma vez: 4 a 3.

Hugo fez o dele para Tuna e Nathan também marcou para o MAC, que se classificou: 5 a 3 nos pênaltis.

TUNA LUSO-PA 0 (4) X 1 (5) MARANHÃO ATLÉTICO
Local: Francisco Vasques, o Souza, em Belém 
Data: 06/08/2023 
Horário: 16h
Árbitro: Árbitro: Murilo Ugolini Klein (PR)
Assistentes: Heitor Alex Eurich e  Denise Akemi Simoes de Oliveira (PR)

Tuna Luso

Rafael, Daelson (Hugo), Dedé, Marlon (Zulu) e Cássio; Samuel, Kauê (William Maranhão) e Lukinhas (Raílson); Milano (Emerson Nike), Pedrinho e Ranngel

Técnico - Júlio César

Maranhão

Moisés, Guilherme Rocha (Capote), Leone, Maicon e Gabriel Fontes (Rafael); cavi, Vander e Jorge (Nathan); Ronald (Henrique), Fabrício e Passita

Técnico - Zé Augusto 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.