SÃO LUÍS – O Campeonato Maranhense 2023 chega à sua rodada final do returno para definir quais times vão brigar por uma vaga na grande decisão da competição. Apenas quatro times avançam, e, como Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético já estão garantidos nestas semifinais, restam apenas duas vagas, para cinco times. Lembrando que, se o MAC, campeão do 1º turno, vencer esse returno, será campeão por antecipação. Neste cenário, o Imirante Esporte traz alguns números que mostram a supremacia do Sampaio, a boa fase do MAC, o calvário do rebaixado São José e a péssima fase do Moto Club.
Com o Sampaio Corrêa (9 pontos) classificado e com a primeira colocação garantida, no Grupo A, IAPE (4 pontos), Pinheiro (4 pontos) e Chapadinha brigam por uma vaga que sobrou, na segunda posição. Já no Grupo B, o MAC (7 pontos) é o líder, mas ainda têm Cordino (4 pontos) e Moto Club (3 pontos) na disputa pela vaga que ainda sobra na chave. MAC e Cordino ainda disputam quem avança à próxima fase na liderança, para jogar as semifinais em casa.
Com essas definições fomos buscar os números deste recorte do Estadual e, mesmo faltando ainda algumas definições, já é possível tirar algumas conclusões. Líder da sua chave, com a primeira colocação garantida, o Sampaio Corrêa, mesmo sem vencer o turno inicial, tem a melhor campanha da competição. Com 22 pontos, a Bolívia Querida lidera a classificação geral, tem o melhor ataque, com 19 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido. O Tricolor e o Maranhão também são os únicos invictos do certame.
Por falar em MAC, o Bode também atravessa boa fase neste Estadual. O clube quadricolor tem a segunda melhor campanha, com 18 pontos na classificação geral, ainda não sofreu derrotas, levou apenas três gols, tem a segunda melhor defesa, e, como venceu o 1º turno, já tem sua vaga garantida na grande final.
Calvário do São José e má fase do Moto Club
Sem nenhum ponto, seis derrotas, cinco gols marcados e impressionantes 28 sofridos, o São José foi o primeiro time a ter seu rebaixamento decretado com rodadas de antecedência. Com toda certeza, nenhuma equipe vai superar essa campanha desastrosa do Peixe Pedra.
Dentre os cinco times que ainda briga por uma vaga nas semifinais deste returno, o Moto Club é o que tem a pior campanha desta fase. Se na classificação geral o Papão tem oito pontos e é o quarto colocado, a disputa dos grupos a equipe rubro-negra chega bastante pressionada.
Com apenas quatro gol marcados, o Moto tem o pior ataque deste Estadual, sendo superado até pelo São José, que fez cinco. O Papão ainda precisa vencer o IAPE na rodada decisiva e torcer por um tropeço do Cordino para ir às semifinais. E, dependendo de uma combinação de resultado, nem um possível rebaixamento motense está descartado.
A última rodada do returno do Estadual será toda disputada neste sábado (25), com todas as partidas às 17h.
Números do Estadual 2023
Melhor campanha – Sampaio Corrêa (22 pontos)
Pior campanha – São José (zero pontos)
Mais vitórias – Sampaio Corrêa (7 vitórias)
Menos vitórias – São José (zero vitórias)
Melhor ataque – Sampaio Corrêa (19 gols)
Pior ataque – Moto Club (4 gols)
Melhor defesa – Sampaio Corrêa (1 gols sofrido)
Pior defesa – São José (28 gols sofridos)
Última rodada do returno
Sábado (25) / 17h
Sampaio x Maranhão (Castelão)
IAPE x Moto Club (Nhozinho Santos)
Cordino x Chapadinha (Rafael Seabra)
Pinheiro x São José (Costa Rodrigues)
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
- Sampaio Corrêa vence mais uma vez o Maranhão Atlético e é o campeão maranhense de 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.