Liga de Basquete Feminino

Maranhão Basquete se prepara para estrear na Liga de Basquete

A equipe estreia no torneio nacional, dia 13 de dezembro, contra o Basquete Jaraguá.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Biné Moraes/O Estado)

SÃO LUÍS - Sob o comando da técnica Lisdeivi Pompa, Maranhão Basquete começa a se preparar para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF), temporada 2014/2015. A equipe esper a chegada de mais quatro jogadoras para completar a preparação visando à estreia no torneio nacional, dia 13 de dezembro, contra o Basquete Jaraguá (SC), no Castelinho.

Mesmo sem estar completo, o Maranhão Basquete não perdeu tempo e já está em ritmo frenético de preparação para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF), temporada 2014/2015. A equipe estreará na competição no dia 13 de dezembro, às 14h, contra o Basquete Jaraguá (SC), no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho). O objetivo é terminar entre os três primeiros colocados. Na edição anterior, o MB foi o quarto colocado.

As jogadoras se reuniram pela primeira vez na sexta-feira, no ginásio do Ipem (Calhau), para iniciar os treinamentos, sob o comando da técnica Lisdeivi Pompa. Estiveram em quadra, as pivôs Êga, ex-Americana, e Graziele, ex-Seleção Brasileira, e a lateral/pivô Letícia, ex-Seleção Brasileira sub-19, recém-chegadas a São Luís, que se juntaram às maranhenses Iziane (lateral), Maria Cláudia (lateral) e Rayane (armadora) para começar os preparativos visando à competição nacional. Nesses primeiros dias, elas passaram pela primeira avaliação física e foram muito elogiadas pela comissão técnica. “Para os primeiros dias, elas estão muito bem fisicamente”, disse o diretor-técnico do MB, Herberth Lima, o Betinho.

Para Betinho, o maior problema da equipe nesse início de preparação é o entrosamento, já que a maioria das jogadoras nunca atuou junta, mas o dirigente acredita que isso acontecerá naturalmente até janeiro, com o campeonato em andamento. “Pela maturidade do time, não deverá ser difícil”, completou. Ele ainda destacou o clima de respeito que há entre as atletas e a treinadora.

Mais jogadoras

A diretoria do MB espera, para este domingo, a chegada das laterais Laís e Vivian (que disputou o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master pela União das Associações de Veteranos de Basquetebol – UVB/SP). A equipe deverá estar completa até o dia 3 ou 4 de dezembro, quando a lateral americana Matee Ajavon, a armadora cubana Gelis Gonzalez e uma outra jogadora cubana chegarão a São Luís. As atletas de Cuba só deverão ser liberadas depois de servirem à sua seleção no 22º Jogos Centro-americanos e do Caribe, disputados até domingo, na cidade de Veracruz (México).

A LBF 2014/2015 será apresentada hoje, na sede da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), na capital paulista. A competição será aberta neste sábado, às 10h, com o duelo entre a atual campeã ADCF Unimed, de Americana (SP), e APAB/Barretos, de Barretos (SP), no ginásio Centro Cívico, em São Paulo. No domingo, em Recife (PE), jogarão Uninassau/América, de Recife (PE), e São José/Colinas Shopping, de São José dos Campos (SP).

Além do MB, participarão da LBF 2014/2015 outras nove equipes. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os oito melhores colocados classificam-se para as quartas de final, a serem disputadas no sistema playoff. Os vencedores jogarão as etapas semifinal e final, também no sistema playoff, em melhor de três partidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.