Brasil: campeão mundial de futebol de areia

Conquista é a primeira do país em mundiais organizados pela Fifa

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

RIO DE JANEIRO - O Brasil volta a sorrir na areia. Após ficar em terceiro no ano passado, a seleção brasileira se recuperou e conquistou o título do Mundial de futebol de areia de 2006. Neste domingo, a equipe de Alexandre Simões bateu a do Uruguai por 4 a 1 na arena montada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A conquista é a décima brasileira em mundiais e a primeira em torneios organizados pela Fifa.

Apesar da vitória, a seleção brasileira sentiu muito a ausência do atacante Bruno, suspenso com dois cartões amarelos, e que ajudava o técnico Alexandre Simões a mudar o estilo de jogo. Sem muita criatividade, a seleção brasileira esbarrou na forte marcação uruguaia, que também soube usar da velha catimba. Mas Buru, Benjamin e Duda souberam colocar o Brasil em vantagem e garantir a terceira vitória brasileira sobre o Uruguai em decisões de Mundial.

O jogo

A decisão deste Mundial de futebol de areia começou equilibrada, com o Brasil esbarrando no bom goleiro Diego. A primeira oportunidade brazuca chegou com o artilheiro Benjamin, que acertou um forte chute no travessão. Do outro lado, os uruguaios exploraram o contra-ataque rápido e quase abriram o placar com Ricar, que acabou parado pelo goleiro Mão. O placar só seria inagurado mesmo no final da fase, após uma bomba rasteira na cobrança de falta de Buru.

Em desvantagem, o Uruguai voltou para o segundo tempo apertando a marcação e jogando bem no contra-ataque. Mas foi em uma desatenção da defesa brasileira que os uruguaios empataram a partida, após um giro do atacante Ricar. Tocando pouco a bola, o Brasil tinha dificuldades para chegar bem na frente de Diego. E, se não dava na técnica, o Brasil contou com a força de Benjamin, que na cobrança de falta botou a equipe novamente na frente do placar. Com o cronômetro zerado, o Uruguai perdeu a chance do empate com Pampero jogando um penâlti para fora.

Logo no início do terceiro tempo, o Brasil ampliaria a vantagem com Duda, o primeiro dele no campeonato, após um excelente passe do artilheiro Benjamin. Com a vantagem, a equipe foi passando o tempo e pelos pés de Sidney fez mais um, após batida de falta, fechando o placar.

Com informações do globoesporte.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.