Romário é convocado a para Copa do Mundo de futebol de areia

Atualizada em 27/03/2022 às 14h49

RIO - O atacante Romário é o principal nome da seleção brasileira de futebol de areia, convocada nesta terça-feira para a disputa da Copa do Mundo da modalidade, que acontece de 8 a 15 de maio na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além do Brasil, mais 11 equipes disputam a competição.

OS CONVOCADOS

Goleiros

Robertinho

Pierre

Defensores

Betinho

Chumbinho

Juninho

Júnior Negão

Buru

Zagueiros

Bruno

Neném

Benjamin

Jorginho

Romário

O artilheiro do Vasco também havia sido convocado para as eliminatórias, em fevereiro. No entanto, ele jogou apenas seis minutos na goleada por 11 a 2 sobre oes Estados Unidos e deixou a arena com um problema muscular na coxa esquerda, não participando mais da competição.

A lista completa de 12 nomes foi elaborada pelo técnico Jorge Ferreira Alves, o Índio. Apenas Romário é um "intruso" do futebol de campo. Os demais são famosos pelas atuações na areia.

"A expectativa é grande. Estamos motivados e trabalhando com seriedade para mantermos nossa hegemonia. Temos que manter a humildade e continuar respeitando os adversários", comentou Júnior Negão.

O defensor é um dos mais experientes do elenco e único jogador a participar das principais conquistas da seleção brasileira, inclusive dos nove títulos mundiais.

A previsão da CBBS (Confederação Brasileira de Beach Soccer) é de que a seleção brasileira faça uma pré-temporada de 25 abril a 5 de maio, no Rio de Janeiro. Antes disso, os jogadores seguem treinando em duas sedes, no Rio e em Vitória (ES).

O grupo do Brasil, o A, é o único ainda indefindio. A seleção enfrenta a Tailândia e o campeão da eliminatória européia. O B é formado por Portugal, Estados Unidos e Japão. O C conta com Uruguai, Ucrânia e África do Sul, enquanto França, Argentina e Austrália são os integrantes do grupo D.

Esta será a primeira vez que Fifa vai organizar a Copa do Mundo de futebol de areia. A entidade anunciou no dia 1º de fevereiro a criação da FBSSL (Fifa Beach Soccer S.L.), uma nova subsidiária baseada em Barcelona, exclusivamente dedicada à competição.

Antes, o futebol de areia, incluindo o Campeonato Mundial organizado anualmente de 1995 a 2004, era dirigido pelo BSWW (Beach Soccer World Wide), grupo com sede na Espanha, que contava o aval da Fifa, porém sem nenhum envolvimento direto da entidade.

O Brasil participa da primeira edição da Copa do Mundo como grande favorito. Nove vezes campeão do mundo, a seleção voltou a se destacar na eliminatória da competição, no início de março, quando conquistou o título, embora já tivesse pré-classificada para o torneio principal.

A equipe terminou invicta a competição, também disputada no Rio de Janeiro. Com 47 gols marcados e 8 sofridos, o Brasil teve o melhor ataque e a melhor defesa das eliminatórias. Na primeira fase, goleou Estados Unidos (11 a 2), Canadá (6 a 1) e México (23 a 3, a maior goleada do esporte). Nas semifinais, passou pela Argentina (2 a 0) e ficou com o título ao derrotar o Uruguai (5 a 2).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.