Fifa lança a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer

Fifa

Atualizada em 27/03/2022 às 14h52

ZURIQUE - Como parte de seus esforços para promover e desenvolver o futebol em todas as suas formas através de todo o mundo, a Fifa anuncia mais uma novidade em seu portfólio de competições: a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer.

A Fifa está convencida de que o Beach Soccer continuará cada vez mais a ser uma modalidade importante e atrativa do futebol. Por esta razão, a entidade que governa o futebol no mundo decidiu criar a Fifa Beach Soccer S.L. (FBSSL), uma nova subsidiária baseada em Barcelona, exclusivamente dedicada a organizar a Copa do Mundo de Beach Soccer anualmente, a partir de 2005, e a desenvolver o esporte em nível mundial. Daqui por diante, a Fifa será a autoridade máxima do Beach Soccer.

Embora o formato do evento ainda esteja sendo finalizado e seja sujeito a emendas, antecipamos que a primeira edição da Copa do Mundo de Beach Soccer será realizada no Brasil, em 2005. Doze países de Confederações afiliadas à Fifa participarão da competição.

Até este ano o esporte Beach Soccer, incluindo o Campeonato Mundial organizado anualmente de 1995 a 2004, foi dirigido pelo Beach Soccer World Wide (BSWW), grupo sediado na Espanha, com o aval da Fifa, porém sem nenhum envolvimento direto da entidade. A partir de agora, a Fifa utilizará os talentos da BSWW – incluindo algumas das pessoas mais experientes na área – para organizar a nova Copa do Mundo de Beach Soccer, que se tornará o primeiro evento do calendário oficial de Beach Soccer da Fifa.

“O Beach Soccer é uma variação imensamente atraente do futebol. Em seus mais de 10 anos de existência, o esporte cresceu vertiginosamente em termos de popularidade e complexidade”, afirmou o Presidente da Fifa, Joseph S. Blatter. “Portanto é extremamente lógico para a Fifa, entidade que governa o futebol, ampliar a sua atuação até o Beach Soccer. E esperamos levar todo o nosso know how para desenvolvê-lo ainda mais, sempre tomando cuidado para preservar a espontaneidade e alegria que são essenciais ao esporte”.

“Estamos muitíssimo satisfeitos com esse anúncio”, declarou Luis Felipe Tavares, presidente da BSWW”. Nós trabalhamos duro por muitos anos para construir a reputação do esporte Beach Soccer. Agora, unindo forças com a Fifa para criar a Copa do Mundo de Beach Soccer, estamos certos de estar elevando o esporte ao nível mais alto em termos de qualidade, reconhecimento e proeminência”.

A Fifa divulgará mais detalhes nos próximos meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.