Vôlei de praia

Alison e Bruno vencem donos da casa e são campeões do mundo em Haia

Brasileiros superaram dupla da Holanda por 2 a 1 com parciais de 12/21, 21/14 e 22/20.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Alison tornou-se bicampeão mundial, enquanto Bruno Schmidt conquistou seu primeiro ouro na competição.
Alison tornou-se bicampeão mundial, enquanto Bruno Schmidt conquistou seu primeiro ouro na competição. (Divulgação/FIVB)

HAIA - O vôlei de praia brasileiro encerrou sua participação no Mundial da Holanda com chave e medalhas de ouro. Após Ágatha e Bárbara Seixas conquistarem o título feminino, no último sábado, Alison e Bruno Schmidt salvaram cinco matchpoints e calaram a arena montada em Haia, neste domingo, ao venceram a dupla da casa, formada por Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorst, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 12/21, 21/14 e 22/20, após 54 minutos de confronto na grande decisão masculina.

Com o triunfo, o Brasil tornou-se hexacampeão do Mundial masculino de vôlei de praia. Rogério Ferreira/Guilherme Marques (1997), José Loiola/Emanuel (1999), Ricardo/Emanuel (2003), Márcio Araújo/Fábio Luiz (2005) marcaram as quatro primeiras conquistas para o País. A vitória deste domingo também fez de Alison um bicampeão do torneio, já que havia vencido em 2011, ao lado de Emanuel, maior campeão brasileiro, com três ouros.

Mais cedo, Pedro Solberg e Evandro conquistaram o bronze ao superarem os norte-americanos Nicholas Lucena e Theodore Brunner, por 2 sets a 0, com parciais de 22/20 e 21/13. Foi o primeiro pódio conquistado por eles em um Mundial.

O jogo

A dupla da casa começou a decisão em ritmo intenso. Firmes no saque, os holandeses ainda foram bem no bloqueio, fechando as portas para Alison e Bruno. Com poucos minutos de jogo, Nummerdor e Varenhorst abriram seis pontos de vantagem, em 10/4.

Perdido em quadra, o time brasileiro não conseguiu reagir e ainda viu a diferença aumentar no placar. Por fim, para delírio da torcida, os donos da casa fecharam o primeiro set com tranquilidade em 21/12.

No entanto, Alison e Bruno voltaram com tudo para o segundo set. Após um início equilibrado, em que os brasileiros souberam lidar melhor com o bloqueio holandês, os visitantes conseguiram abrir uma boa vantagem pela primeira vez na partida (12/9).

Agressivos no ataque e bem posicionados para executar boas defesas, os brasileiros ampliaram a diferença no marcador e deram o troco ao vencerem a segunda parcial por 21/14.

No tiebreak, o Brasil cometeu erros no começo e viu os holandeses abrirem 6/3 de vantagem. Alison e Bruno lutaram e, após um longo rali, conseguiram enfim encostar no marcador, em 9/10.

Com Alison inspirado, a dupla brasileira aproveitou contra-ataque para assumir à frente no tiebreak, com 11/10. No entanto, Nummerdor e Varenhorst aproveitaram o apoio da fanática torcida para virar o placar (13/12) e ficarem a dois pontos do título.

Os brasileiros se recuperaram a tiveram o primeiro matchpoint da final, em 14/13. Na sequência, foi a vez de os holandeses terem a chance de matar o jogo, mas Alison virou o duelo com um bloqueio, dando o segundo ponto do campeonato para os visitantes (16/15).

Os donos da casa voltaram a assumir à frente no placar, obrigando os brasileiros a salvarem cinco matchpoints. Após jogarem pontos sob grande pressão, Alison e Bruno viraram e conquistaram o ponto do título mundial, vencendo o tiebreak por 22/20.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.