SÃO LUÍS – A Alemanha foi, sem dúvida, a seleção mais simpática durante a Copa do Mundo no Brasil. Cantaram com torcedores brasileiros, dançaram com índios e declararam amor ao país. Mas bastou conquistar o tetracampeonato mundial para que os atletas alemães se envolvessem em uma polêmica. Em Berlim, quando eram recepcionados pelos torcedores do país, alguns campeões mundiais fizeram uma brincadeira, no mínimo de mau gosto, ironizando os argentinos, vice-campeões da Copa do Mundo.
Mario Gotze, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schurrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller entoaram um cântico da torcida em que cita o adversário dos germânicos. Chamados de “gaúchos” lá na Alemanha, a forma de andar dos argentinos foi encenada pelos jogadores alemães. Na coreografia, os “gaúchos” andavam encurvados e de cabeça baixa.
“Assim caminham os gaúchos (referência a argentinos), os gaúchos caminham assim", diziam enquanto caminhavam de cabeça baixa. Na sequência, de forma ereta, gritavam “assim caminham os alemães, os alemães caminham assim”. A brincadeira não foi bem aceita, pois muitos argentinos classificaram a coreografia como uma manifestação ofensiva e racista.
Saiba Mais
- Comitê da Copa de 2014 ainda tem dívidas com empresas que prestaram serviço
- Gilmar Rinaldi é o novo diretor de seleções da CBF
- Federação alemã pede desculpas a argentinos por provocação
- Fifa zoeira? Ranking aponta Fred melhor que atacantes da Alemanha
- Nelson Rodrigues observou que o Brasil "jamais foi um time"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.