SANTIAGO (CHILE) - A histórica participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, e encerrados no último domingo (5), contou com o grande desempenho dos atletas do Maranhão, que terminaram o evento continental com sete medalhas, sendo quatro ouros e três bronzes, levando em consideração os representantes em esportes coletivos. Se o Maranhão fosse um país no Pan 2023, garantiria a 13ª colocação no quadro de medalhas entre as 41 nações que competiram no evento continental, superando nações como Porto Rico, Uruguai, Panamá, Bolívia, Costa Rica, Paraguai e Jamaica.
Leia também:
Maranhenses têm campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
Das quatro medalhas de ouro do Maranhão no Pan 2023, duas foram em modalidades individuais: Rayssa Leal foi a campeã no skate street, enquanto Bruno Lobo foi bicampeão no kitesurf. Nas disputas coletivas, Ana Paula Rodrigues ajudou a Seleção Feminina de handebol a sair com o tetracampeonato pan-americano, e o jovem Thiery faturou o ouro com o Brasil no vôlei masculino.
Além dos quatro títulos pan-americanos, o Maranhão também conquistou três medalhas de bronze, com destaque para Socorro Reis, atleta da fórmula kite feminina. Os outros dois bronzes vieram em disputas coletivas, com o cavaleiro Marlon Zanotelli, na disputa por equipes do hipismo de saltos, e Thalia Costa, no rugby sevens feminino.
No Pan de 2023, o Brasil registrou o seu recorde de títulos e pódios no evento continental. Foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, que colocam a delegação verde e amarela na segunda colocação do quadro de medalhas do Pan 2023, atrás apenas dos Estados Unidos.
Medalhas do Maranhão no Pan 2023
OURO
Continua após a publicidade..
- Ana Paula Rodrigues (Handebol)
- Thiery (Vôlei)
BRONZE
Saiba Mais
- Pan: Brasil fatura mais 2 pratas no tiro com arco e vaga em Paris 2024
- Brasil bate Cuba e vai às semifinais do vôlei masculino no Pan
- Cavaleiro maranhense Marlon Zanotelli conquista medalha de bronze no Pan 2023
- Com Ana Paula, Brasil enfrentará donas de casa no Pan
- Após 36 anos, remo brasileiro volta ao pódio do Pan com ouro e prata
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte