Série D

Moto Club derrota o River fora de casa e se aproxima de liderança na Série D

Papão do Norte encerra jejum de três partidas sem vencer na Quarta Divisão e está a um ponto do primeiro colocado Tocantinópolis.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 14/06/2024 às 01h58
O Moto Club venceu o River no Estádio Albertão.
O Moto Club venceu o River no Estádio Albertão. (Tom Netto / Moto Club de São Luís)

TERESINA - O Moto Club encerrou uma série de quatro jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro Série D com uma de suas melhores atuações em toda a temporada. Em partida válida pela oitava rodada da fase de grupos da Quarta Divisão e disputada na noite desta quarta-feira (12), no Estádio Albertão, o Papão do Norte foi dominante diante do River, venceu por 3 a 1 e está mais vivo do que nunca na briga pelas primeiras posições do Grupo 2 da competição nacional.

Apesar de estar jogando fora de casa, o Moto Club teve uma postura agressiva diante do River e abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, com o atacante Geovane Itinga, que ainda perdeu uma ótima chance de ampliar a vantagem após perder um pênalti nos acréscimos da etapa inicial. Animado, o Moto manteve o ritmo no segundo tempo e encaminhou a vitória com Ryan, em cobrança de pênalti aos nove minutos, e Mikeias, que acertou um belo chute aos 22 minutos. O River ainda diminuiu o prejuízo com um gol de Wesley Souza, aos 38, mas já era tarde para impedir o grande resultado do Papão do Norte em Teresina.

A vitória no Albertão fez o Moto Club subir para a terceira posição do Grupo 2 da Série D, com os mesmos 13 pontos do segundo colocado Maranhão Atlético, que leva vantagem no saldo de gols, e a um ponto de igualar a campanha do novo líder Tocantinópolis. Já o River, que vivia a expectativa de assumir a liderança do Grupo 2, caiu para o quinto lugar da chave, com 11 pontos, e está fora da zona de classificação para a segunda fase da Quarta Divisão.

Os próximos compromissos de Moto Club e River na Série D estão marcados para a tarde deste domingo (16), a partir das 16. Enquanto o Moto enfrenta o Fluminense-PI no Estádio Castelão, em partida que terá cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante News FM, o River visita o Cametá no Estádio Parque do Bacurau.

O jogo

Disposto a fazer valer o fator casa, o River teve maior posse de bola no começo de partida no Albertão, porém, o Moto Club se defendeu bem e ainda ameaçou a equipe piauiense na transição rápida da defesa para o ataque. Aos 21 minutos, Geovane Itinga foi lançado em profundidade e chutou cruzado, para fora. Já aos 22, Geovane Itinga teve uma nova chance e abriu o placar para o Papão do Norte, após driblar Pedro Cunha e bater cruzado, longe do alcance do goleiro Joanderson.

Com o Moto Club em vantagem, o River foi ao ataque para tentar equilibrar as ações e buscar o empate. Aos 33 minutos, Patrick Felipe fez o desvio de cabeça após cruzamento de Rael e quase marcou para o Galo Carijó. Já aos 41, Patrick Felipe tentou o chute cruzado, e Deijair, bem posicionado, segurou firme pelo Moto.

Depois de segurar a pressão do River, o Moto Club teve uma excelente chance de ampliar o placar aos 48 minutos, após Vital derrubar Adriel na grande área e a arbitragem marcar pênalti. Geovane Itinga foi para a cobrança, mas acertou o travessão. Passado o susto, o River ainda teve mais uma oportunidade de empatar o duelo aos 49 minutos, porém, Deijair fez boa defesa em finalização de Wesley Souza.

Eficiente, Moto Club confirma vitória em Teresina

No começo do segundo tempo, o River tentou pressionar o Moto Club, mas foi surpreendido pela velocidade do Papão do Norte, que chegou ao segundo gol aos nove minutos: após Cleiton Robô ser derrubado por Vivico na grande área, Ryan cobrou pênalti com categoria e deixou a equipe rubro-negra em uma situação mais confortável no Albertão.

Precisando de uma reação rápida, o River foi todo ao ataque, porém, cedeu espaço ao Moto Club, que continuou explorando as jogadas rápidas para buscar o terceiro gol. Vitão, aos 19 minutos, arriscou de longe, e Deijair espalmou para escanteio. Aos 26, Danilinho ajeitou a bola para o chute forte de Felipe Pará, que mandou a bola para fora.

Diante de um River pouco eficiente, o Moto Club mostrou como se faz: aos 28 minutos, Mikeias foi lançado na ponta esquerda, passou por Vivico e chutou colocado para marcar um belo gol pelo Papão do Norte. Mantendo a mesma pegada, o Moto quase marcou o quarto gol aos 32, mas Joanderson fez a defesa em chute de Lucas Belém. O River ainda diminuiu o prejuízo aos 38, com Wesley Souza aproveitando sobra de bola após cobrança de escanteio, entretanto, o Moto não se intimidou e trocou passes na reta final de jogo para confirmar a grande vitória no Albertão.

FICHA TÉCNICA

RIVER: Joanderson; Vivico (Estevão), Vital (Danilinho), Pedro Costa e Rael; Iago Felipe, Mateus Sergipe (Cabeça), Patrick Felipe (Vitão) e Matheus Silva (Dioguinho); Wesley Souza e Felipe Pará. Treinador: André Gaspar

MOTO CLUB: Deijair; Guilherme Rocha, Vitão, Matheus Carioca e Adriel (Gustavo Rodrigues); Railson, Matheus Claudino (Lucas Santa Helena) e Rodriguinho (Ju Alagoano); Ryan (Lucas Belém), Cleiton Robô (Mikeias) e Geovane Itinga. Treinador: Pedro Iarley

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.