Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete derrota Blumenau e garante oitava vitória seguida na LBF 2024

Bolívia Querida é líder isolado da competição nacional, enquanto o time catarinense caiu para o sétimo lugar.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 22/05/2024 às 00h16
O Sampaio Basquete venceu o Blumenau no Ginásio Costa Rodrigues.
O Sampaio Basquete venceu o Blumenau no Ginásio Costa Rodrigues. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS  - De volta à disputa do segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024, após ficar com o vice-campeonato da Copa LBF, o Sampaio Basquete enfrentou o Blumenau na noite desta terça-feira (21), com foco em conquistar a oitava vitória consecutiva e manter uma boa vantagem na liderança da competição nacional. Empurrado pela torcida tricolor no Ginásio Costa Rodrigues, a Bolívia Querida ditou o ritmo na quadra de ataque, mostrou aplicação defensiva, derrotou a equipe catarinense por 89 a 59 e deu um grande passo para confirmar a primeira colocação na temporada regular da LBF 2024.

Como de costume, o Sampaio Basquete foi agressivo durante o primeiro quarto, porém, o Blumenau, liderado pela armadora argentina Meli Gretter, conseguiu se manter por perto no placar. Já no segundo quarto, a Bolívia Querida teve um desempenho ainda melhor no ataque, encaixou a defesa e deslanchou no placar, abrindo uma vantagem de 25 pontos para o intervalo. No segundo tempo, o Sampaio controlou as tentativas de reação do Blumenau, manteve uma boa produção ofensiva e confirmou a vitória no Costa Rodrigues.

Mais uma vez, o Sampaio Basquete contou com a excelente atuação de seu garrafão para garantir a vitória diante de Blumenau. A pivô Trinity Baptiste foi a cestinha da Bolívia Querida, com 21 pontos, enquanto a ala-pivô Sassá chegou perto de um duplo-duplo, após anotar 16 pontos e pegar nove rebotes. A ala-armadora Cacá também se destacou no quinteto titular do Tubarão, com 13 pontos e seis assistências. Já na rotação do Sampaio, a armadora Lays e a ala Rapha Monteiro contribuíram com 10 pontos cada uma. Pelo lado de Blumenau, a pivô Maria Carolina fez 21 pontos e pegou sete rebotes.

Com esse resultado, o Sampaio Basquete permanece na liderança isolada da LBF 2024. A Bolívia Querida venceu 15 das 16 partidas que disputou até o momento na competição nacional e tem 93,8% de aproveitamento. Agora, o Sampaio precisa de três vitórias nos últimos quatro jogos do returno para confirmar a primeira colocação, que lhe dá o mando de quadra em todas as séries dos playoffs. Já o Blumenau, que tem oito vitórias em 18 jogos e 44,4% de aproveitamento, caiu para a sétima colocação, mas já está com vaga garantida nos playoffs.

Agora, o Sampaio Basquete viaja para os dois últimos jogos fora de casa no segundo turno da LBF 2024. A Bolívia Querida enfrentará o SESI Araraquara na noite deste sábado (25), a partir das 21h, no Ginásio do SESI, em partida que terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. O Blumenau, por sua vez, joga contra o Sodiê Mesquita nesta sexta-feira (24), às 19h, no Ginásio do Galegão.

O jogo

Liderado por Trinity Baptiste, o Sampaio Basquete teve um início forte na quadra de ataque, porém, o Blumenau contou com a criatividade de Meli Gretter na armação e a força de Maria Carolina no garrafão para evitar uma vantagem mais larga do time maranhense, que venceu o primeiro quarto por 25 a 20.

No segundo quarto, o Sampaio Basquete manteve o bom aproveitamento na quadra de ataque e fez uma marcação reforçada em Meli Gretter, o que resultou em uma série de erros de Blumenau. Em pouco mais de quatro minutos, a Bolívia Querida marcou 15 pontos, contra apenas três do time catarinense. Com o seu jogo encaixado, o Sampaio foi para o intervalo vencendo por 55 a 30.

Já no terceiro quarto, Blumenau até teve um início promissor no ataque e forçando alguns erros do Sampaio Basquete, porém, a equipe maranhense não demorou a recuperar a concentração e o domínio completo do jogo. Com a vitória por 17 a 13 no período, o Sampaio foi para os 10 minutos finais de partida vencendo por 72 a 43.

Perto da vitória, o Sampaio Basquete reduziu o ritmo no último quarto diante de Blumenau, que conseguiu algumas boas jogadas no garrafão para evitar um prejuízo ainda maior. No fim das contas, a Bolívia Querida fechou o placar em 89 a 59.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.