Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence jogo emocionante contra o Corinthians na prorrogação e amplia série invicta na LBF

O Tricolor conquistou a sétima vitória consecutiva e permanece na liderança isolada da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 15/05/2024 às 03h57
O Sampaio Basquete derrotou o Corinthians em um jogaço no Costa Rodrigues.
O Sampaio Basquete derrotou o Corinthians em um jogaço no Costa Rodrigues. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Líder isolado da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024, o Sampaio Basquete enfrentou o Corinthians na noite desta terça-feira (14), no Ginásio Costa Rodrigues, em uma das partidas mais aguardadas do segundo turno da competição nacional. Correspondendo às expectativas, a Bolívia Querida e o Timão protagonizaram um dos confrontos mais emocionantes da história da competição: em desvantagem no placar durante quase todo o duelo, o Sampaio reagiu com o apoio da torcida tricolor, conquistou a vitória por 69 a 63 na prorrogação e mostrou que está no caminho certo em busca do tetracampeonato nacional.

Saiba mais:

Sassá vibra com vitória dramática do Sampaio Basquete: "Falei que iria decidir"

Reveja como foi a transmissão de Sampaio Basquete x Corinthians no Imirante

Mesmo contando com um Costa Rodrigues lotado a favor, o Sampaio Basquete teve dificuldades para impor o seu estilo de jogo nos dois primeiros quartos e viu o Corinthians levar uma vantagem de nove pontos para o intervalo. Já no segundo tempo, o Tricolor melhorou a produção ofensiva, começou a forçar erros da equipe paulista e conseguiu levar o jogo para a prorrogação, após empate por 57 a 57. No tempo extra, o Sampaio esbanjou concentração e eficiência para fechar o jogo com a vitória por 69 a 63, fazendo a festa da torcida tricolor.

O Sampaio Basquete contou com uma grande atuação de suas atletas de garrafão para vencer o Corinthians no Costa Rodrigues. A ala-pivô Sassá foi a cestinha da Bolívia Querida com 18 pontos, oito deles na prorrogação, e levou o prêmio de MVP (jogadora mais valiosa) da partida, enquanto a pivô Trinity Baptiste registrou um duplo-duplo após anotar 11 pontos e pegar 15 rebotes. A armadora Lays, por sua vez, saiu do banco de reservas para marcar 12 pontos. Pelo lado do Corinthians, a pivô Clarissa fez 15 pontos, e a ala-pivô Mari Dias teve um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes.

Invicto há sete partidas, o Sampaio Basquete permanece com boa vantagem na liderança da Liga de Basquete Feminino 2024. A Bolívia Querida venceu 14 das 15 partidas que disputou até o momento na competição nacional e tem 93,3% de aproveitamento. Já o Corinthians, que tem sete vitórias em 16 jogos e 43,8% de aproveitamento, ocupa a sétima colocação da LBF.

Agora, o Sampaio Basquete terá pela frente a inédita disputa da Copa LBF, que reunirá as quatro melhores equipes do primeiro turno da competição nacional e será realizada em Araraquara. A Bolívia Querida disputará a semifinal da Copa LBF contra o Santo André na próxima sexta-feira (17), a partir das 18h30, no Ginásio Gigantão. O Corinthians, por sua vez, encara o São José nesta terça-feira (21), a partir das 19h, no Ginásio Teatrão, em São José dos Campos, pelo returno da LBF 2024.

O jogo

O Sampaio Basquete teve um início de partida abaixo das expectativas diante do Corinthians. Sem conseguir acertar arremessos de três pontos e com dificuldade para rodar a bola na quadra de ataque, a Bolívia Querida viu o Corinthians abrir vantagem no placar. Lays e Trinity Baptiste ainda tentaram chamar a responsabilidade pelo Sampaio, mas o Corinthians venceu o primeiro quarto por 14 a 8.

Já no segundo quarto, o Corinthians conseguiu uma sequência de sete pontos em pouco mais de um minuto, o que fez o técnico Bruno Guidorizzi pedir um tempo pelo Sampaio Basquete. Depois dos ajustes feitos por seu comandante, a Bolívia Querida começou a forçar erros do Timão e voltou a pontuar, apostando na transição rápida da defesa para o ataque e em infiltrações. Mesmo com a reação do Sampaio, o Corinthians teve maior aproveitamento no ataque e foi para o intervalo vencendo por 32 a 23.

No terceiro quarto, o Sampaio Basquete conseguiu uma sequência de sete pontos contra apenas dois do Corinthians em pouco mais de três minutos, o que resultou em um pedido de tempo do técnico corintiano Cristiano Cedra. Depois disso, o Timão teve uma leve melhora na produção ofensiva, porém, o Sampaio já estava embalado, a ponto de chegar ao empate. A 13 segundos do fim do período, a jovem armadora Micaela, de apenas 16 anos, acertou um arremesso de três pontos para manter o Corinthians com uma pequena vantagem de 43 a 40 no placar.

O último quarto do tempo regulamentar foi repleto de emoção no Costa Rodrigues. Contando com o incentivo da torcida, o Sampaio Basquete chegou a empatar o jogo três vezes, mas o Corinthians evitava a virada e se mantinha com uma leve vantagem no placar. Depois de muita expectativa, a definição ficou para as posses finais de cada equipe: Alana converteu um lance livre para empatar pelo Sampaio e foi implacável na marcação de Tainá Paixão, que errou o último ataque do Corinthians, decretando o empate por 57 a 57.

Na prorrogação, o Sampaio Basquete voltou a apresentar o basquete veloz e envolvente que marcou a trajetória da equipe durante a campanha na LBF 2024. Liderado por Sassá, que anotou oito pontos em cinco minutos, a Bolívia Querida freou qualquer possibilidade de reação do Corinthians e garantiu a vitória por 69 a 63, para delírio da torcida no Costa Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.