Série D

Moto Club aproveita revanche, vence o Maranhão Atlético de virada e assume liderança na Série D

Papão do Norte chegou aos sete pontos no Grupo 2 da Quarta Divisão e ultrapassou o MAC, que agora está na segunda posição.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/05/2024 às 23h53
O Moto Club venceu o Maranhão Atlético em clássico disputado no Nhozinho Santos.
O Moto Club venceu o Maranhão Atlético em clássico disputado no Nhozinho Santos. (Tom Netto / Moto Club de São Luís)

SÃO LUÍS - Quatro dias após duelarem por uma vaga na final do Campeonato Maranhense, Moto Club e Maranhão Atlético se reencontraram na tarde deste domingo (12), em duelo válido pela terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D e disputado no Estádio Nhozinho Santos. Embalado pela classificação para a decisão do Estadual, o MAC teve um início de jogo muito forte, abriu o placar e deu a impressão de que venceria mais um clássico Maremoto na temporada, porém, o Moto mostrou fibra e garra para conquistar a virada no segundo tempo, vencer por 2 a 1, ter a sua revanche diante do Quadricolor e assumir a liderança isolada do Grupo 2 da Quarta Divisão.

Leia também:

Herói do clássico Maremoto, Paulo Rangel vibra com vitória do Moto Club: "Lutamos até o fim"

Zé Augusto elogia atuação do Maranhão Atlético e "culpa" goleiro do Moto Club por derrota em clássico

Focado em manter os 100% de aproveitamento na Série D e aumentar a série invicta sobre o Moto Club na temporada, o Maranhão Atlético começou o clássico Maremoto com tudo e abriu o placar aos sete minutos, com Ronald, que aproveitou uma sobra de bola na grande área após finalização de Clessione. Animado, o MAC manteve a pressão no decorrer do primeiro tempo, mas não conseguiu ampliar a vantagem, já que o goleiro Deijair, em tarde inspirada, fez pelo menos cinco grandes defesas para salvar o Moto. Já na segunda etapa, o Moto Club equilibrou as ações e conseguiu o gol de empate logo aos oito minutos, com Paulo Rangel, após cruzamento preciso do zagueiro Vitão. Depois disso, o clássico caiu em rendimento ofensivo, entretanto, o Papão do Norte teve forças para buscar a virada: após Ryan ser derrubado pelo goleiro Moisés na grande área, Paulo Rangel cobrou pênalti com perfeição aos 43 minutos e garantiu a vitória rubro-negra diante do Maranhão.

Com a vitória no clássico Maremoto, o Moto Club chegou aos sete pontos e virou o novo líder do Grupo 2 do Campeonato Brasileiro Série D. De quebra, o Papão do Norte permanece invicto na fase de grupos da competição nacional após três partidas disputadas. Já o Maranhão Atlético, com seis pontos, agora está na segunda colocação do Grupo 2 após sofrer a sua primeira derrota na Série D.

O Moto Club defenderá a sua liderança e invencibilidade na Série D no próximo domingo (19), às 16h, em duelo diante do Cametá-PA, no Estádio Parque do Bacurau. O Maranhão Atlético, por sua vez, recebe o Águia de Marabá na tarde do próximo sábado (18), a partir das 16h, no Estádio Castelão. Os dois jogos terão cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante News FM.

O jogo

Assim que a partida começou no Nhozinho Santos, o Maranhão Atlético pressionou o Moto Club em busca do primeiro gol. Logo aos quatro minutos, Ronald passou por Taygor, arriscou o chute cruzado, e a bola tirou tinta da trave direita. Aos sete, o MAC abriu o placar na base da insistência: depois de Clessione e Cavi terem suas finalizações travadas pela defesa do Moto, a bola sobrou nos pés de Ronald, que bateu firme, sem chances para Deijair.

Mesmo em vantagem, o Maranhão Atlético manteve o ritmo diante de um Moto Club que tinha dificuldades para sair jogando. Aos 11 minutos, Clessione foi lançado por Ronald na grande área, fez o desvio de cabeça e parou em grande defesa de Deijair. Já aos 22, Vinícius Barata chutou, Deijair deu rebote, e Rafael tentou a finalização na sobra, mas Deijair salvou o Moto mais uma vez. Em seguida, aos 26, foi a vez do zagueiro Maicon aparecer como elemento surpresa no ataque em cobrança de escanteio, cabecear firme e desperdiçar mais uma ótima chance pelo lado do MAC.

Como o Moto Club pouco ameaçava, o Maranhão Atlético continuou criando oportunidades de gol. Aos 27 minutos, Ronald encontrou espaço e chutou colocado, para mais uma difícil defesa de Deijair. Pouco depois, aos 29, Vinícius Barata deu um passe na medida para Ronald, que tentou o toque sutil e novamente parou em Deijair. Depois disso, o Maranhão trocou passes em busca de espaços no campo de ataque, entretanto, o Moto conseguiu evitar um prejuízo maior.

Moto Club vira em segundo tempo de poucas emoções

Após ser dominado pelo Maranhão Atlético durante o primeiro tempo, o Moto Club voltou do intervalo com uma postura mais agressiva e não demorou a buscar o empate no Nhozinho Santos. Logo aos oito minutos, o zagueiro Vitão avançou pelo lado direito do ataque do Papão do Norte e fez um cruzamento na medida para Paulo Rangel, que cabeceou firme para o fundo da rede.

O empate do Moto Club provocou uma queda no ritmo do jogo no Nhozinho Santos: enquanto o Maranhão Atlético tentava repetir a imposição do primeiro tempo e esbarrava na marcação adversária, o Moto tinha dificuldades para explorar as jogadas rápidas em busca da virada. Aos 16 minutos, Clessione tabelou com Ronald e tentou o passe rasteiro para Rafael na pequena área, mas Deijair saiu do gol e segurou firme.

Já na reta final de jogo, Maranhão Atlético e Moto Club puxaram um último fôlego em busca da vitória. Aos 39 minutos, Ronald fez o cruzamento na grande área, Matheus Carioca tentou fazer o corte, e a bola bateu na trave, para frustração da torcida do MAC. O Moto, por sua vez, foi eficiente na sua chance derradeira: aos 43 minutos, Ryan foi derrubado pelo goleiro Moisés na grande área, e Paulo Rangel, com categoria, marcou o seu segundo gol no jogo, decretando a vitória do Papão do Norte no clássico Maremoto.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Deijair; Guilherme Rocha (Yago Ramon), Vitão, Matheus Carioca e Taygor; Rômulo Ferreira, Geovani (Lucas Santa Helena) e Jorge (Cleiton Robô); Mikeias (Ryan), Ju Alagoano (Railson) e Paulo Rangel. Treinador: Pedro Iarley

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Luís Fernando, Maicon e André Radija; Cavi, Vander e Vinícius Barata; Ronald, Rafael (Capote) e Clessione. Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.