Copa do Brasil

Sampaio Corrêa perde para o Fluminense e se complica na terceira fase da Copa do Brasil

Tubarão sofre com volume ofensivo do time carioca e é derrotado em Cariacica.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 02/05/2024 às 23h48
O Sampaio Corrêa foi derrotado pelo Fluminense em Cariacica, pela terceira fase da Copa do Brasil.
O Sampaio Corrêa foi derrotado pelo Fluminense em Cariacica, pela terceira fase da Copa do Brasil. (Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

CARIACICA - O Sampaio Corrêa encarou, na tarde desta quarta-feira (1º), o seu desafio mais aguardado e difícil na temporada, diante do Fluminense, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, que foi realizado no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, após o Tubarão vender o mando de campo para um grupo de empresários e abrir mão de atuar em São Luís. A Bolívia Querida tinha a expectativa de fazer um jogo equilibrado e tentar surpreender o time carioca, porém, o atual campeão da Libertadores confirmou o favoritismo, venceu por 2 a 0 e deixou o representante maranhense em uma situação difícil na luta pela vaga nas oitavas de final da competição nacional.

Leia também:

Ferreira lamenta erros defensivos do Sampaio Corrêa contra o Fluminense

Fernando Diniz celebra atuação do Fluminense e elogia Sampaio Corrêa

O Sampaio Corrêa lutou para fazer frente contra o Fluminense em Cariacica, porém, o time carioca fez valer a sua conhecida característica de cuidar bem da posse de bola, e o primeiro tempo se tornou praticamente um treino de ataque contra defesa. Diante de um Sampaio sem força para esboçar contragolpes, o Fluminense abriu o placar aos 32 minutos, com Lima, em chute certeiro da entrada da grande área. Na etapa final, o Sampaio avançou as linhas e até criou algumas oportunidades, mas o Fluminense, além de se fechar bem, ampliou a vantagem em cobrança de pênalti de Jhon Arias, aos 40 minutos.

Fluminense e Sampaio Corrêa vão disputar a partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil no dia 22 de maio, a partir das 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão ao vivo da rádio Mirante News FM. Para avançar às oitavas de final, o Sampaio precisa vencer a equipe carioca por três ou mais gols de diferença, enquanto uma vitória da equipe maranhense por dois gols de vantagem leva a decisão para os pênaltis. O Fluminense, por sua vez, se classifica com uma nova vitória, um empate ou até mesmo uma derrota, desde que seja por um gol de diferença.

Antes de se reencontrarem na Copa do Brasil, Sampaio Corrêa e Fluminense terão compromissos por suas respectivas divisões do Campeonato Brasileiro. O Sampaio enfrentará o Caxias na noite deste domingo (5), às 19h, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, pela terceira rodada da Série C, enquanto o Fluminense volta a jogar no Estádio Kléber Andrade na tarde deste sábado (4), a partir das 16h, diante do Atlético-MG, pelo Brasileirão.

O jogo

Como já era esperado, o Fluminense tomou a iniciativa do jogo em Cariacica, trocando passes no campo de ataque e pressionando as saídas do Sampaio Corrêa, que se fechou em uma linha de cinco defensores, explorando a linha do impedimento para frear as tentativas do time carioca. A primeira chance do time carioca veio aos 10 minutos: após receber bom passe de Douglas Costa na grande área, Arias girou e chutou fraco, para defesa tranquila de Felipe. Pouco depois, aos 15, Terans arriscou da entrada da área, e Felipe, atento, segurou firme mais uma vez.

Ocupando todos os espaços do campo de ataque e chegando aos 90% de posse de bola, o Fluminense intensificou o ritmo diante de um Sampaio Corrêa que apenas se defendia e sofria para explorar os contragolpes. Aos 18 minutos, Arias tentou o levantamento para a grande área, Felipe afastou de soco, e a bola sobrou com Marquinhos, que bateu firme e foi travado por Cortez. Já aos 28, Douglas Costa encontrou espaço, arriscou de muito longe e parou em uma defesa espetacular de Felipe, que voou no ângulo direito para desviar a bola pela linha de fundo.

De tanto insistir, o Fluminense abriu o placar aos 32 minutos: Lima recebeu passe de Arias na entrada da área, arriscou a finalização e contou com um desvio na defesa para marcar o primeiro gol do time carioca. Mesmo em vantagem, o Tricolor das Laranjeiras não reduziu o ritmo e quase ampliou a vantagem aos 40 minutos, com Martinelli, que chutou de longe para defesa de Felipe. Como o Sampaio Corrêa não conseguia sair jogando, o Fluminense continuou desperdiçando oportunidades: Lima, aos 41, recebeu passe de Renato Augusto e foi travado na grande área, enquanto Arias, aos 45, tentou o chute forte de longa distância, que foi defendido tranquilamente por Felipe.

Sampaio melhora, mas Fluminense se segura e amplia vantagem

Depois de assistir ao Fluminense trocar passes durante todo o primeiro tempo, o Sampaio Corrêa avançou as suas linhas na etapa final, com o objetivo de incomodar mais a equipe carioca e criar algumas oportunidades de gol. Logo no primeiro minuto, Thallyson tentou o chute de longe, e a bola desviou na zaga do Fluminense antes de sair pela linha de fundo. João Felipe e Rafael Luiz, aos dois e três minutos, também finalizaram da entrada da área, sem sucesso. Já aos 15, Pimentinha fez bela jogada individual e cruzou para Thallyson, que cabeceou para fora.

Mesmo equilibrando o jogo durante o segundo tempo, o Sampaio Corrêa ainda tinha dificuldades para finalizar diante do Fluminense, que explorava os erros da Bolívia Querida em busca de boas chances no ataque. Aos 20 minutos, Arias foi acionado no lado esquerdo do ataque, partiu para cima da marcação do Sampaio e arriscou o chute, que passou perto do canto esquerdo de Felipe. O Tricolor das Laranjeiras teve mais uma ótima oportunidade aos 31, com Terans, que cobrou falta com categoria e tirou tinta do ângulo direito.

Na reta final de jogo, o Fluminense voltou a incomodar a defesa do Sampaio Corrêa. Aos 35 minutos, Terans chutou da entrada da área, e Felipe, mais uma vez, fez uma defesa difícil pela Bolívia Querida. Já aos 40, o time carioca chegou ao segundo gol com Jhon Arias, que cobrou pênalti com categoria após ser derrubado na pequena área por Fábio Aguiar. Depois disso, ainda houve tempo para cada equipe criar mais uma grande chance de gol: Kauã Elias, aos 42, chutou na grande área após passe de Arias e obrigou Felipe a fazer uma defesa com a ponta dos dedos para evitar o terceiro gol do Fluminense, e Cebolinha, aos 46, recebeu de Pimentinha na entrada da grande área, chutou forte e viu a bola passar bem perto do gol, na melhor oportunidade do Sampaio em todo o jogo.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Franklin, Fábio Aguiar e Cortez; Rafael Luiz (Hiago Cena) (Adauto), Gazão (Evandro), Ferreira e Thallyson; Pimentinha, João Felipe (Thiaguinho) e Brunão (Cebolinha). Treinador: Thiago Gomes

FLUMINENSE: Fábio; Marquinhos (Guga), Felipe Andrade, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Martinelli, Lima (Kauã Elias) e David Terans; Jhon Arias (Jan Lucumí), Douglas Costa (Isaac) e Renato Augusto (Alexsander). Treinador: Fernando Diniz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.