SÃO LUÍS - O Moto Club foi valente, lutou até o último segundo, mas não conseguiu a tão sonhada classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Contando com o apoio da torcida no Estádio Nhozinho Santos, o Papão do Norte encarou o Tombense (MG) na noite desta quarta-feira (16), focado em conquistar a vitória pela segunda fase da competição nacional e reforçar os cofres com a premiação da CBF, porém, o resultado não foi o esperado pela equipe rubro-negra: após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Moto foi derrotado pelo Tombense nos pênaltis por 4 a 2 e deu adeus à Copa do Brasil.
Disposto a fazer valer o fator casa, o Moto Club foi para cima do Tombense no primeiro tempo e abriu o placar logo aos 13 minutos, com Emerson Nike, aproveitando assistência de Ted Love. A vantagem rubro-negra, entretanto, não durou muito tempo: Ciel, aos 39 minutos, recebeu ótimo passe na grande área e deixou tudo igual para a equipe mineira. Depois de um segundo tempo equilibrado, mas sem gols, a decisão da vaga na terceira fase da Copa do Brasil foi para os pênaltis, com o Tombense convertendo suas quatro cobranças e o Moto sendo eliminado após Rafael Santos defender as batidas de Ozeias e Enzo.
Fora da Copa do Brasil, o Moto Club ainda terá pela frente a disputa do segundo turno do Campeonato Maranhense e do Campeonato Brasileiro Série D nos próximos meses de 2022. Enquanto isso, o Tombense comemora a premiação de R$ 1,9 milhão da CBF com a inédita classificação para a terceira fase da Copa do Brasil: o próximo rival do Gavião-Carcará na competição nacional será definido em sorteio.
Dando sequência à temporada, o Moto Club volta a campo na tarde deste domingo (20), às 16h, diante do Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues. O duelo, válido pela segunda rodada do returno do Campeonato Maranhense, terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Tombense, por sua vez, encara o América-MG neste sábado (19), às 16h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro.
O jogo
Empurrado pela torcida no Nhozinho Santos, o Moto Club tomou a iniciativa diante do Tombense e não demorou a arriscar as primeiras finalizações da partida: Leal, aos seis minutos, e Diego Renan, aos oito, tentaram abrir o placar pelo Papão do Norte, porém, não tiveram sucesso em seus chutes. O Moto, entretanto, não se abateu com as oportunidades desperdiçadas e rapidamente fez o primeiro gol, com Emerson Nike, que recebeu bela assistência de Ted Love aos 13 minutos e bateu por cima de Rafael Santos.
Depois de abrir o placar, o Moto Club diminuiu um pouco o ritmo, enquanto o Tombense, aos poucos, se encaixou na partida. Ciel, aos 26 minutos, arriscou o chute pelo Gavião-Carcará, e João Paulo salvou o Papão do Norte com uma grande defesa. A resposta do Moto veio aos 30, com Dagson recebendo cruzamento de Esquerdinha e cabeceando firme, mas Rafael Santos, atento, segurou firme.
Na reta final do primeiro tempo, o Tombense trocou passes no campo de ataque e encontrou o espaço que esperava na defesa do Moto Club. Ciel, aos 39 minutos, recebeu passe em profundidade na grande área, bateu por baixo de João Paulo e empatou o duelo pelo Gavião-Carcará. Depois disso, o Moto voltou a pressionar a equipe mineira, que segurou o empate até o intervalo.
Segundo tempo sem maiores emoções
Logo no primeiro lance da etapa final, o Tombense assustou o Moto Club: após tabela de Everton Galdino com Ciel, a bola ficou com João Paulo, que arriscou o chute forte e quase virou o jogo a favor do Gavião-Carcará. O Moto, por sua vez, voltou a finalizar aos cinco minutos, mas a tentativa de Leal passou por cima do gol da equipe mineira.
Depois dessas primeiras tentativas de Moto Club e Tombense, o segundo tempo foi marcado pelo equilíbrio e pela forte marcação das duas equipes. Com dificuldades para criar jogadas, o Moto Club só criou uma nova oportunidade de gol aos 25 minutos: após passar pela marcação da equipe mineira, Enzo invadiu a área e tentou o passe para Dagson, porém, a defesa adversária fez o corte antes da finalização do centroavante rubro-negro.
Com o passar do tempo, o Moto Club recuou um pouco, e o Tombense ainda encontrou forças para assustar a torcida rubro-negra mais uma vez. Aos 30 minutos, Everton Galdino recebeu cruzamento de Lucas Santos, fez o desvio de cabeça e parou em uma defesa espetacular de João Paulo, que garantiu o empate no tempo normal e levou a decisão para os pênaltis.
Pênaltis
Na disputa de pênaltis, a torcida do Moto Club se concentrou atrás do gol ao lado direito das cabines de imprensa e fez sua parte, incentivando os jogadores rubro-negros e vaiando os cobradores do Tombense. A pressão, entretanto, não surtiu efeito: enquanto o time mineiro converteu seus quatro chutes, com Zé Ricardo, Lucas Santos, Manoel e David, o Papão do Norte marcou apenas dois gols com Jair e Dagson, já que Ozeias e Enzo pararam em defesas de Rafael Santos.
FICHA TÉCNICA
MOTO CLUB: João Paulo; Diego Renan (Matheus Rubens), Anderson Cearense, Keven e Esquerdinha; Jair, Leal e Lineker (Ozeias); Emerson Nike (Enzo), Ted Love (Júnior) e Dagson. Treinador: Carlos Ferro
TOMBENSE: Rafael Santos; Diego Ferreira (David), Moisés, Mateus Buiate e Manoel; Gustavo, Zé Ricardo e Jean Lucas (Lucas Santos); Keké (Gabriel Henrique), Everton Galdino e Ciel (Vinicius Mingotti). Treinador: Hemerson Maria
Saiba Mais
- Flamengo volta a vencer e conquista quinta Copa do Brasil
- Atlético Mineiro prepara gramado da Arena MRV
- Milito exalta valentia do Atlético-MG e afirma: 'Daremos nosso melhor no segundo jogo'
- Gabigol marca dois e o Flamengo larga na frente em decisão
- Flamengo e Atlético-MG começam a decidir título da Copa do Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.