SÃO LUÍS - Invicto e dono da melhor campanha do Campeonato Maranhense, o Moto Club continua na briga pelo 27º título estadual de sua história. Em partida válida pelas semifinais e disputada na noite desta segunda-feira (14), no Estádio Castelão, o Papão do Norte teve dificuldades diante de um valente São José de Ribamar, sensação do Maranhense, e arrancou um empate por 2 a 2 na reta final do segundo tempo. Como o primeiro duelo da série terminou com empate em 0 a 0, a decisão do finalista do Estadual foi para os pênaltis, e o Papão do Norte levou a melhor desta vez: com duas defesas de João Paulo, o Moto venceu por 4 a 2 e garantiu vaga na final.
Focado em definir a classificação o mais rápido possível, o Moto Club precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no Castelão: após bela jogada de Henrique, Ancelmo finalizou bem e colocou o Papão em vantagem. O São José de Ribamar, entretanto, não se abateu e buscou o empate aos 41 minutos, após Kléo cobrar falta e Amaral marcar gol contra. Animado, o Peixe-Pedra manteve o ritmo no segundo tempo e virou o placar aos 16, após Codó tabelar com Masset e acertar um belo chute, sem chances para João Paulo. Com a disposição superando a falta de organização, o Moto avançou suas linhas e buscou um dramático empate aos 36, com Negueba, que recebeu passe de Andrezinho e não desperdiçou a oportunidade. Nos pênaltis, o Moto converteu suas quatro cobranças, e João Paulo garantiu a classificação rubro-negra após defender as finalizações de Guna e Gabriel Ilhinha.
Classificado para a final do Campeonato Maranhense, o Moto Club já garantiu vaga na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D de 2021, caso não consiga o acesso nacional nesta temporada. Na decisão do Estadual, o Papão enfrentará o vencedor da série entre Sampaio Corrêa e Juventude Samas, que se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 19h, no Casteão. No primeiro jogo da semifinal, em São Mateus, o Sampaio goleou o Juventude por 4 a 0. Já o São José de Ribamar, que fez a sexta melhor campanha da primeira fase do Estadual e avançou às semifinais após eliminar o Imperatriz na segunda fase, não tem mais compromissos oficiais nesta temporada.
Com a vaga garantida na final do Campeonato Maranhense, a equipe do Moto Club volta agora as suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. A estreia do Papão na Quarta Divisão será na tarde deste domingo (20), às 17h, diante do Baré (RR), no Estádio Canarinho, em Boa Vista. O Moto está no Grupo 2 da Série D, que conta ainda com Juventude Samas, Santos (AP), Altos (PI), São Raimundo (RR), Sinop (MT) e River (PI).
O jogo
Antes que o cenário da partida se desenhasse no Castelão, o Moto Club abriu o placar diante do São José de Ribamar. Logo aos dois minutos, Henrique driblou três marcadores do Peixe-Pedra e serviu Ancelmo, que finalizou bem, sem chances para Laert. Em vantagem, o Papão manteve o ritmo no campo de ataque e quase ampliou a vantagem aos 12: após disputa entre Jeorge Hamilton e a defesa do São José, Ancelmo pegou a sobra, chutou forte, e a bola sobrou para Gleisinho, que mandou a finalização pela linha de fundo.
Depois da pressão inicial do Moto Club, o São José de Ribamar se organizou em campo e mostrou que não desistiria fácil da vaga na final do Maranhense. Aos 18 minutos, Kléo deu um passe na medida para Masset, que conseguiu a finalização e parou em grande defesa de João Paulo. Já aos 32, Codó arriscou um chute de longa distância, e João Paulo, bem posicionado, agarrou a bola sem sustos.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o time do São José de Ribamar assumiu o domínio da partida, enquanto o Moto Club encontrava dificuldades para avançar. Gabriel Popó, aos 36, recebeu passe de Abu e arriscou o chute, defendido por mais uma vez por João Paulo. Pouco depois, aos 40, Gabriel Popó olhou João Paulo adiantando e arriscou o chute por cobertura, que parou no travessão. Aos 41, a pressão do Peixe-Pedra surtiu efeito: após cobrança de falta de Kléo, o volante Amaral tentou o corte pelo Moto e marcou gol contra.
São José consegue virada, mas Moto busca empate
Depois de sofrer com a pressão do São José de Ribamar, o Moto Club voltou com uma postura mais agressiva para o segundo tempo e quase marcou o segundo gol aos 12 minutos: após cruzamento de Wesley, Jeorge Hamilton conseguiu o cabeceio, que passou por cima do gol do Peixe-Pedra. O São José teve uma resposta rápida e eficiente aos 16 minutos, com Codó, que tabelou com Masset e acertou um belo chute, sem chances para João Paulo.
A virada fez o Moto Club abraçar de vez a postura ofensiva no Castelão, enquanto o São José de Ribamar esperava um erro rubro-negro para responder no contragolpe. Naílson, aos 26 minutos, tentou a finalização de longe, sem sucesso. Já aos 29, Negueba arriscou o chute, que desviou na zaga do São José e saiu pela linha de fundo.
Satisfeito com o resultado e com vários atletas sentindo o desgaste físico, o São José de Ribamar recuou, e o Moto Club manteve a pressão no campo de ataque. A insistência motense teve resultado aos 36 minutos, após Andrezinho aproveitar sobra de bola e servir Negueba, que não desperdiçou a chance e deixou tudo igual no Castelão.
Pênaltis
A disputa de pênaltis começou com as cobranças certeiras de Abu, pelo São José de Ribamar, e Jeorge Hamilton, pelo Moto Club. Na segunda série de finalizações, o Moto abriu vantagem com a defesa de João Paulo no chute de Guna e o gol de Jonathan Cabeça. Após João Paulo defender mais uma cobrança, desta vez de Gabriel Ilhinha, Allan Patrick fez o terceiro gol do Moto. Kléo ainda marcou para o São José, mas Andrezinho converteu a quarta cobrança e garantiu a classificação do Moto.
FICHA TÉCNICA
MOTO CLUB: João Paulo; Gleisinho (Jeff Silva), Ramon, Julio Pitt e Wesley; Amaral (Jonathan Cabeça), Naílson e Ancelmo (Allan Patrick); Henrique (Negueba), Silvio Tapajós (Andrezinho) e Jeorge Hamilton. Treinador: Dejair Ferreira
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: Laert; Gustavo, Diquinho, Anderson (Léo Café) e Breno; Abu, Codó, Kléo e Gabriel Popó (Gabriel Ilhinha); Guna e Masset (Tchê Tchê). Treinador: Carlos Ferro
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
- Sampaio Corrêa vence mais uma vez o Maranhão Atlético e é o campeão maranhense de 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.