SÃO LUÍS - Um time profissional de basquete sempre está visando melhores resultados dentro de quadra. Conquistar vitórias em um campeonato é muito importante. Tanto é verdade que o Sampaio Corrêa Basquete está na liderança na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2015/16. No entanto, a existência de uma equipe profissional vai muito além das quatro linhas. É fundamental ter uma atuação mais abrangente, que alcance o lado social que o esporte pode proporcionar. E, é com este objetivo, que o Sampaio Corrêa Basquete, que possui o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla, realizou, no último sábado (20), mais uma ação social voltada para crianças de bairros carentes da capitam maranhense. Desta vez, a iniciativa ocorreu com jovens que integram o projeto da Associação Formação e Assistência à Criança e ao Adolescente (Afasca), no bairro do Anjo da Guarda.
Com a presença da técnica do Sampaio Corrêa Basquete, Lisdeivi Pompa, e dos assistentes técnicos Virgil Lopez e Paulo César, a manhã de sábado foi marcada por muita alegria e diversão. A comissão técnica do time maranhense fez um verdadeiro aulão com cerca de 50 jovens da comunidade do Anjo da Guarda. Uma aula bastante lúdica para mostrar que jogar basquete é, acima de tudo, bastante divertido. Logo depois, as crianças participaram de um lanche coletivo.
“Acho fundamental fazermos esta ação social de prestigiar o trabalho do profissional que está na base. É fundamental porque é da base que o atleta começa até chegar no alto rendimento. Além disso, incentiva a criança que está começando porque ela vê um atleta, um profissional e aí eles querem se espelhar e seguir o mesmo caminho”, destacou a técnica Lisdeivi Pompa.
Para quem participou pela primeira vez deste projeto do Sampaio Corrêa Basquete significou muito poder sentir a alegria das crianças. Recém-contratado para integrar a comissão técnica do time maranhense na LBF, o francês Virgil Lopez se emocionou por divertir as crianças do Anjo da Guarda.
“Para mim, que adoro fazer um trabalho social, ver a felicidade deles é a maior recompensa que a gente tem. Criança, no mundo inteiro, é criança e quer brincar. É sempre relevante fazer este tipo de trabalho que é fantástico. Só queria parabenizar a Afasca por este trabalho e o Sampaio Basquete por estar aqui”, disse o assistente técnico da equipe tricolor.
O projeto da Afasca atua há 27 anos no bairro do Anjo da Guarda e, atualmente, cerca de 600 crianças e jovens entre a faixa etária dos 6 aos 17 anos participam regularmente das escolinhas. Destes, 120 estão matriculados na escolinha de basquete.
“Estamos trabalhando a 27 anos e não temos apoio. Por isso, a gente fica muito grato por estamos recebendo o Sampaio Corrêa Basquete aqui. É uma alegria para essa garotada e para nós, que acreditamos no projeto da Afasca”, afirmou o professor Jacques Rifalt, o “Botão”.
E, como forma de contribuir com o projeto da Afasca, a diretoria do Sampaio Corrêa Basquete confirmou que irá fazer a doação de um bebedouro para a associação do Anjo da Guarda. Além disso, o Sampaio Corrêa Basquete se comprometeu em fornecer tinta para pintura da quadra da Afasca.
LBF
Após a realização da ação social no Anjo da Guarda, o Sampaio Corrêa Basquete volta suas atenções para a Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2015/16. No próximo sábado (27), a equipe maranhense receberá o América de Recife no Ginásio Castelinho, em São Luís. A partida será realizada às 18h.
O Sampaio Corrêa Basquete tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.