SÃO LUÍS – Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto do Maranhão Basquete não fica exclusivamente ligado ao lado esportivo. A equipe maranhense que disputa a Liga de Basquete Feminino (LBF) também se dedica às ações sociais. Tanto que, na manhã desta quarta-feira (12), atletas e integrantes da comissão técnica do MB entregaram mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis, a instituições carentes de São Luís. Os alimentos foram arrecadados durante as cinco partidas do MB em casa nesta edição da LBF. A entrega ocorreu no Ginásio Castelinho.
A ação de arrecadar alimentos faz parte de uma parceria do MB com o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc. Tudo o que foi arrecadado foi distribuído entre seis instituições (Creche Tia Júlia, Creche São Francisco de Assis, ACOE, Creche Chapeuzinho Vermelho da Cohab, Igreja Casa do Senhor e Escola Tereza Murad), o que, na prática, complementará mais de 8.000 refeições este mês.
“Aqui em São Luís nós temos 72 instituições entre creches, escolas, asilos e casas de apoio cadastradas. Em todos os bairros da área periférica de São Luís nós temos entidades comunitárias para atender. E esta doação do Maranhão Basquete nos dá apoio fundamental na complementação dessas refeições. A gente não costuma muito receber arroz, feijão, macarrão. Essa doação é fundamental para essas refeições do começo do ano”, declarou Soraya Aguiar, coordenadora do Mesa Brasil no Maranhão.
Para quem recebe as doações, o sentimento é de alegria. Exemplo disso foi a Escola Comunitária Nossa Senhora da Conceição/Creche Chapeuzinho Vermelho, instituição que atende mais de 170 crianças no bairro da Cohab-Anil. Segundo a responsável pela entidade, é gratificante saber que o Maranhão Basquete está ajudando na alimentação das crianças.
“É de grande importância porque nós temos a Associação das Donas de Casa da Cohab que é mantenedora de uma escola comunitária onde funciona uma creche, onde nós abrigamos crianças carentes. Para nós, essa doação é gratificante porque são com estas doações e parceria que conseguimos manter a creche”, declarou Conceição de Maria Costa da Silva.
O técnico do Maranhão Basquete, Antônio Carlos Barbosa, também elogiou a ação social desenvolvida pela equipe maranhense. “O alcance do projeto do Maranhão Basquete é muito grande. Ao lado do projeto esportivo, você faz incursões sociais, como visitas a escolas, e agora, com essa arrecadação de alimentos, você levando estes alimentos a instituições sociais. Nos sentimos muito satisfeitos, privilegiados em poder colaborar através do Maranhão Basquete com estas instituições”.
O próximo jogo do Maranhão Basquete em São Luís será no dia 23 deste mês, quando a equipe receberá o time do Americana (SP). Mais uma vez, os ingressos para o jogo poderão ser adquiridos com a troca de alimentos não perecíveis.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.