SÃO LUÍS - Após o anúncio da saída de Davide Ancelotti, o Botafogo já definiu seu principal alvo para assumir o comando técnico em 2026: Rafael Guanaes, ex-treinador do Sampaio Corrêa e atual comandante do Mirassol. O técnico, que conduziu o clube paulista à campanha histórica no Brasileirão de 2025 e garantiu vaga inédita na Libertadores, é considerado o plano A da diretoria alvinegra.
Membros do departamento de futebol do Botafogo encaminharam a John Textor uma lista com opções para o cargo. A decisão final, como é de praxe no clube carioca, será tomada pelo proprietário da SAF. No entanto, internamente, o nome de Guanaes é tratado como prioridade para compor a nova comissão técnica.
Campanha histórica no Brasileirão
Estreante na Série A pelo Mirassol em 2025, Rafael Guanaes comandou a equipe em 38 partidas, com 18 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Após renovar contrato em novembro, o treinador admitiu em entrevista ao portal GE que sonha em dirigir uma grande equipe do futebol nacional.
— É algo que penso muito (treinar um time grande). Nesse determinado lugar, eu vou conseguir implementar minhas ideias? O grupo de jogadores ainda tem fome? Como eles vão assimilar essas ideias de jogo? Eles têm características para isso? Pensam desta forma ou vão querer se preservar? — declarou Guanaes.
Passagem pelo Sampaio Corrêa
Antes do sucesso no interior paulista, Rafael Guanaes comandou o Sampaio Corrêa em 2021. A passagem pelo clube maranhense durou 17 partidas, com campanha de:
- 6 vitórias
- 5 empates
- 5 derrotas
A saída ocorreu após derrota por 1 a 0 para o IAPE, pelo Campeonato Maranhense, em decisão tomada em comum acordo com a diretoria. Na ocasião, o então presidente Sérgio Frota afirmou que o encerramento do trabalho era “melhor para as duas partes”.
Momento mais importante da carreira
Anos após deixar o Sampaio, Guanaes vive o auge de sua trajetória no futebol. Além de conquistar o prêmio Bola de Prata em 2025, o acesso do Mirassol à Libertadores consolidou seu nome no cenário nacional e ampliou o interesse de clubes da elite do país.
Caso avance nas conversas, o Botafogo poderá oferecer ao treinador paulistano seu primeiro trabalho em um clube de grande expressão, colocando o técnico diante de um novo passo em sua carreira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.