Brasileiros no Mundial!

Corinthians é o último brasileiro campeão mundial de clubes

Corinthians é o último brasileiro campeão mundial de clubes, com títulos em 2000 e 2012. Flamengo perde decisão e Brasil amplia jejum.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Corinthians é o último brasileiro campeão mundial de clubes
Corinthians é o último brasileiro campeão mundial de clubes (Divulgação)

SÃO LUÍS – A derrota do Flamengo para o PSG, nos pênaltis, na decisão da Copa Intercontinental de 2025, no Catar, marcou mais um ano sem título para o Brasil no cenário mundial. O tropeço reacendeu uma pergunta familiar aos torcedores: qual foi o último clube brasileiro campeão mundial de clubes? A resposta permanece a mesma desde 2012: Corinthians.

O Timão é o único brasileiro com dois títulos mundiais desde a era Fifa: venceu em 2000 e repetiu o feito em 2012, diante do Chelsea, por 1 a 0, com gol do peruano Paolo Guerrero.

Corinthians mantém hegemonia brasileira

Com duas conquistas e mais de duas décadas de história no torneio, o Corinthians segue firme como o último representante do país a erguer o troféu global.

Os títulos do Corinthians no Mundial de Clubes:

  • 2000: título diante do Vasco
  • 2012: vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, gol de Guerrero]

 

Brasileiros acumulam fracassos após 2012

Desde o título corintiano, o Brasil não voltou ao topo do planeta. Após a campanha vitoriosa, os clubes brasileiros chegaram perto, mas esbarraram em equipes estrangeiras ou ficaram pelo caminho antes da final.

Desempenho brasileiro no Mundial após 2012:

  • 2013 – Atlético-MG: eliminado pelo Raja Casablanca e terceiro lugar
  • 2017 – Grêmio: derrota para o Real Madrid na final
  • 2019 – Flamengo: vice diante do Liverpool
  • 2020 – Palmeiras: derrota para o Chelsea na decisão
  • 2022 - Flamengo: Caiu na semifinal para o Al-Hilal
  • 2023 - Fluminense: Goleado para o Manchester City na final
  • 2024 – Botafogo: queda nas quartas, diante do Pachuca
  • 2025 – Flamengo: vice nos pênaltis contra o PSG

 

Fla tenta, mas jejum continua

Em 2025, o Flamengo voltou a sonhar com o bicampeonato mundial, lutou em campo e levou a partida aos pênaltis. No entanto, o clube carioca acabou superado pelo PSG e ampliou o jejum brasileiro na competição.

Com o resultado, o Mundial de Clubes segue sem novo campeão do Brasil desde o histórico título conquistado pelo Corinthians em 2012, mantendo o Timão como última referência nacional no torneio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.