Em Paris

Holandesa conquista ouro e bate recorde olímpico na maratona

Sifan acrescentou a medalha de ouro às de bronze que já havia obtido nos 5.000 e 10.000 metros no início da semana.

Imirante Esporte

Hassan teve uma disputa acirrada com Tigst Assefa, da Etiópia, mas conseguiu abrir vantagem na reta final.
Hassan teve uma disputa acirrada com Tigst Assefa, da Etiópia, mas conseguiu abrir vantagem na reta final. (Foto: dvulgação)

FRANÇA - A atleta holandesa Sifan Hassan mostrou sua característica arrancada final para conquistar a vitória na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (11). Com a vitória, Sifan acrescentou a medalha de ouro às de bronze que já havia obtido nos 5.000 e 10.000 metros no início da semana.

Hassan teve uma disputa acirrada com Tigst Assefa, da Etiópia, mas conseguiu abrir vantagem na reta final, cruzando a linha de chegada com um tempo recorde olímpico de 2 horas, 22 minutos e 55 segundos. Assefa, apenas três segundos atrás, garantiu a prata, enquanto Hellen Obiri, do Quênia, ficou com o bronze, completando a prova em 2h23min10s.

Essa conquista encerra a campanha olímpica para Hassan, que se tornou a primeira atleta a ganhar medalhas em três eventos de longa distância em uma única edição dos Jogos desde o feito do tcheco Emil Zatopek em 1952.

No começo da semana, Hassan havia descrito a maratona como "um verdadeiro inferno", e neste domingo (11), desmaiou ao cruzar a linha de chegada. Após recuperar os sentidos, sorriu e acenou para a multidão que a aplaudia. Após a conquista do ouro e o recorde batido, a atleta falou sobre a conquista. "A cada passo, eu me desafiava, e agora estou imensamente grata por ter dosado meu esforço nas outras provas. Eu temia essa corrida", admitiu ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.