Campeonato Brasileiro

Botafogo vence o Grêmio na Arena e abre 10 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão

Glorioso chegou aos 36 pontos; Tricolor caiu para a terceira posição.

Imirante Esporte, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 09/07/2023 às 23h30
Mais líder do que nunca, o Botafogo venceu o Grêmio fora de casa.
Mais líder do que nunca, o Botafogo venceu o Grêmio fora de casa. (Vitor Silva / Botafogo FR)

PORTO ALEGRE - O Botafogo ampliou a sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão e disputada na noite deste domingo (9), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Glorioso controlou as tentativas do Grêmio, foi eficiente no ataque e garantiu a vitória fora de casa por 2 a 0. O triunfo da equipe carioca foi construído no segundo tempo, com gols de Eduardo, aos 29 minutos, e Carlos Alberto, aos 42.

Com a quinta vitória consecutiva no Brasileirão, o Botafogo disparou na liderança, chegando aos 36 pontos, 10 a mais que o segundo colocado Flamengo. O Grêmio, por sua vez, tem os mesmos 26 pontos do Flamengo, mas está na terceira posição por ter pior saldo de gols que o Rubro-Negro.

Embalado no Brasileirão, o Botafogo agora volta as atenções para a Copa Sul-Americana: o Glorioso encara o Patronato-ARG nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, no Estadio Presbítero Bartolomé Grella, no jogo de ida dos playoffs das oitavas da competição continental. Já o Grêmio só volta a campo no dia 22 de julho, às 21h, diante do Atlético-MG, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo

O Tricolor gaúcho ditou o ritmo de jogo, foi mais criativo no primeiro tempo, e teve boas chances de abrir o placar devido às dificuldades de marcação da equipe alvinegra. Aos 22 minutos, o atacante uruguaio Luis Suárez chutou com perigo de dentro da área, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, em cobrança de falta, o Glorioso teve a melhor oportunidade de abrir o placar. O meia Eduardo levantou para Cuesta, que cabeceou para Tiquinho no meio da área mandar para o fundo da rede. No entanto, o VAR interveio e anulou o gol do Botafogo, devido a impedimento de Cuesta na jogada. O Grêmio seguiu pressionando, mas falhou nas finalizações. 

Na volta do intervalo, o Tricolor enfileirou várias chances de inaugurar o marcador. A primeira delas, aos quatro minutos, em uma bomba desferida pelo uruguaio Suárez na trave do gol de Lucas Perri. Sete minutos depois, Perri defendeu uma bola venenosa de Reinaldo, e repetiu grande defesa em ouro chute de Suárez, aos 28. No minuto seguinte, em meio ao sufoco, foi o Glorioso que abriu o placar na Arena Grêmio. Di Plácido cruzou para Eduardo dentro da área acertar um chute de chapa. O gol alvinegro baqueou a equipe tricolor. Aos 43 minutos, o paraguaio Segóvia interceptou o passe errado do lateral Reinaldo, passou a bola para Marlon, que rolou para para Carlos Alberto ampliar para o Fogão: 2 a 0. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.