RIO DE JANEIRO - Buscando fazer história e tornar-se o maior medalhista paralímpico da história da natação, Daniel Dias caiu na água para as eliminatórias dos 100m livre classe S5. Recordista mundial da prova, o brasileiro não teve problemas.
Com tempo de 1min15s08, ele venceu sua bateria, com mais de dois segundos de vantagem sobre o segundo colocado, que foi o vietnamita Thanh Tung Vo. Somando os tempos das duas provas, Dias foi o melhor entre os 14 competidores, alcançando a final sem dificuldades.
Além de Daniel, Clodoaldo Silva também está na decisão dos 100m livre S5. O potiguar, seis vezes medalhista de ouro em Atenas 2004, marcou 1min20s16, terminando sua bateria em terceiro lugar. No geral, ficou em sétimo, e carimbou a vaga na luta por medalha.
A final ocorre ainda neste sábado, por volta de 19h20 (de Brasília). Se levar medalha, Daniel Dias igualará Matthew Cowdrey, da Austrália, como maior medalhista da história das Paralímpiadas, na natação. Ao todo, já são 22 pódios para o campineiro: 13 ouros, sete pratas e dois bronzes.
Outros brasileiros também passam à final
Não foi só nos 100m livre masculino que o Brasil alcançou finais na natação. Thomaz Matera e Patrícia dos Santos, nos 50m livre masculino S12 e feminino S4, e Joana Neves, nos 100m livre S5, também lutarão por medalha.
Matera fez 25s07, passando em oitavo e conquistando a última vaga na final. Patrícia, por sua vez, nadou em 44s10, fazendo o quinto tempo. Joana também foi a quinta, após terminar os 100m em 1min24s57.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.