Rio 2016

Scheidt vai mal e fica em posição difícil na luta por bronze histórico

O velejador brasileiro está fora da briga pelas medalhas de ouro ou prata.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Robert Scheidt não tem mais chances de conquistar o título olímpico no Rio.
Robert Scheidt não tem mais chances de conquistar o título olímpico no Rio. (Divulgação / Rio 2016)

RIO DE JANEIRO - O brasileiro Robert Scheidt, bicampeão olímpico em Atlanta 1996 e Atenas 2004, não conseguiu repetir o bom desempenho das últimas regatas e terminou o sábado em quinto lugar geral, com 87 pontos. Na prova 09, Scheidt atingiu o 26º lugar, e na 10, o 11º. Com este resultado, o velejador está fora da briga pelas medalhas de ouro ou prata na última regata, marcada para esta segunda feira, às 14h05 (de Brasília).

Para conquistar o bronze, Scheidt precisa superar o francês Jean Baptiste Bernaz, que está em quarto e tem um ponto de vantagem, além de Sam Meech, da Nova Zelândia, em terceiro e em dez pontos à frente do brasileiro. Agora, Scheidt precisa marcar cinco à frente do neozelandês para assumir o terceiro lugar geral – a regata final vale em dobro.

“Gostaria de ter velejado melhor. Na primeira regata hoje tudo aconteceu de ruim, foram vários fatores. Vamos ver, tem uma chance pequena de bronze, vamos trabalhar por ela, não vamos desistir. Amanhã é para pensar na estratégia, a regata é curta, precisamos ser muito agressivos na regata da medalha”, afirmou Scheidt.

O líder da classe é o croata Tonci Stipanovic, que tem 57 pontos. O australiano Tom Burton é o segundo colocado, com 67. Caso Scheidt suba ao pódio com o bronze na segunda-feira, ele fará história, se igualando à americana Kimberly Rhode, como segundo atleta a conquistar medalhas em seis edições consecutivas dos Jogos Olímpicos de Verão.

Na 49er FX feminina, quatro regatas aconteceram neste sábado. Martine Grael e Kahena Kunze, esperanças de medalha, seguem em segundo lugar geral. A dupla conquistou a vitória na terceira regata, o décimo lugar na quarta, segundo na quinta e sexto na última do dia.

No masculino, a dupla Marco Grael e Gabriel Borges subiu para o nono lugar geral. Os brasileiros terminaram a regata 03 em oitavo lugar, 04 em sétimo, 05 no 20º lugar, e se recuperaram na última regata do dia, na sétima colocação. Na classe Finn, Jorge Zarif terminou o dia em sexto lugar geral. O brasileiro terminou a regata 07 em segundo e a 08 em 13º.

Fernanda Decnop, na Laser Radial, segue no 24º lugar geral. Ela encerrou as regatas deste sábado em 8º e 18º. Na classe Nacra 17 Misto, Isabel Swan e Samuel Albrecht terminaram as provas no mesmo dia em 12º, 4º e em 19º. A dupla ocupa agora a 11ª posição geral, a três regatas antes da prova final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.