Rio 2016

Na despedida de Iziane, Brasil perde para a Turquia

A maranhense marcou 22 pontos, mas não impediu a quinta derrota brasileira.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Iziane Castro fez uma boa partida, mas não impediu a derrota do Brasil para a Turquia.
Iziane Castro fez uma boa partida, mas não impediu a derrota do Brasil para a Turquia. (Divulgação / FIBA)

RIO DE JANEIRO - As meninas da Seleção Brasileira de basquete se despediram dos Jogos do Rio de Janeiro com mais uma derrota. O Brasil dominou o primeiro tempo do jogo contra a Turquia, mas tomou uma lavada no segundo período e, mesmo levando o duelo para a segunda prorrogação, acabou sofrendo a virada: 79 a 76. A Seleção, que já estava eliminada, deixa a competição sem nenhuma vitória. A ala maranhense Iziane Castro, que encerrou a sua carreira no duelo contra as turcas, foi destaque do time brasileiro, com 22 pontos, oito assistências e seis rebotes.

Com cinco pontos, o Brasil termina sua participação nos Jogos na última posição do Grupo A, que terminou com a liderança da Austrália, com 10 pontos. A campanha brasileira não foi satisfatória, com derrotas para Austrália, Japão, Bielorrússia, França e Turquia.

A Seleção sobrou no primeiro set. Com a pivô Érika Santos comandando o ataque, com seis pontos anotados, o Brasil fez 15 a 8. O segundo set voltou com o Brasil atropelando. Com um basquete que ainda não havia sido mostrado nos Jogos, a Seleção voltou a ampliar a vantagem, que acabou com 16 de diferença no final do primeiro tempo.

O segundo tempo do duelo, no entanto, foi todo da Turquia. No terceiro quarto, com 21 pontos anotados contra apenas 11 do Brasil, as turcas encostaram no placar. Já no último quarto, as turcas voltaram a pontuar mais, porém, na última cesta brasileira, Érika conseguiu dois pontos e deixou tudo igual: 60 a 60.

A partida foi para a prorrogação, e aí o duelo voltou a ficar equilibrado. Com 10 pontos para cada lado, o jogo foi para a segunda prorrogação. Nos cinco minutos finais, a Turquia voltou a ficar na frente. Com 15 segundos faltando no relógio e três pontos atrás, o Brasil trabalhou a bola e Iziane tentou o chute de três, mas viu a bola bater no aro e sair. Com 79 a 76, as turcas comemoraram mais uma vitória na competição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.