SÃO PAULO - Na tarde desta terça-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, a Superliga 2015/2016 foi oficialmente lançada em evento que contou com representantes de todas as 24 equipes, tanto masculinas quanto femininas.
A cerimônia ficou marcada por homenagens a alguns ícones do voleibol nacional. Um deles é o ex-banqueiro Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, que é tido como o principal incentivador do esporte no país no início dos anos 80 ao adquirir o Atlântica/Boavista, do Rio, e transformá-lo em um clube-empresa.
Primeiro técnico do Boavista, Bebeto de Freitas foi o responsável por entregar uma placa em homenagem a Braguinha. O ex-treinador também relatou um caso bem-humorado ocorrido em 1981, quando o time do ex-banqueiro detinha total domínio no vôlei nacional, com nove dos 12 atletas da Seleção Brasileira.
“Depois do campeonato, o Pirelli (time da época) veio ao Rio para levar dois jogadores nossos, o Xandó e o Amauri. O Braga liberava todo mundo, e eu fiquei na minha. Então, fui reclamar, e ele me disse: ‘Garoto, vai trabalhar, porque para eu pagar o seu salário, você tem de ter adversário’. A partir daquele momento, o vôlei brasileiro de clubes teve uma explosão sem limites”, relatou Bebeto.
Além de Braguinha, Fofão também foi lembrada pela entrada no Hall da Fama do esporte nos Estados Unidos, além do próprio Bebeto de Freitas e de Renan Dal Zotto. Depois de 30 anos jogando vôlei, a ex-levantadora se aposentou após o fim da última temporada.
A edição de 2015/2016 da Superliga terá duas novidades: um investimento maior em ciências do esporte, liderado pelo diretor médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) João Grangeiro, e uma campanha contra a discriminação, em todas as suas formas.
O torneio masculino inicia no próximo sábado, dia 7 de novembro, com o duelo entre Brasil Kirin e Maringá. O atual campeão Sada Cruzeiro, favorito a levantar o caneco mais uma vez, estreia apenas no dia 18, contra o Bento Vôlei-RS.
Já a competição feminina começa daqui a duas semanas, no dia 13 de novembro, com o atual campeão e favorito em quadra, a partir das 21h30 (de Brasília), diante do Renata Valinhos.
Confira as equipes da Superliga 2015/16:
Feminino: Vôlei Nestlé (SP), Sesi (SP), Camponesa/Minas (MG), Pinheiros (SP), Dentil/Praia Clube (MG), Brasília Vôlei (DF), São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), Rio do Sul/Equibrasil (SC), São Bernardo Vôlei (SP), Concilig/Vôlei Bauru (SP) e Renata Valinhos/Country(SP).
Masculino: Sada Cruzeiro (MG), Sesi (SP), Funvic/Taubaté (SP), Minas Tênis Clube (MG), Brasil Kirin (SP), Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), Lebes/Gedore/Canoas (RS), Juiz de Fora Vôlei (MG), Montes Claros Vôlei (MG), Voleisul/Paquetá Esportes (RS), Bento Vôlei/Isabela (RS) e São José dos Campos (SP).
Saiba Mais
- Minas supera reação do Praia para vencer primeira partida da final
- Sesc RJ vence duelo carioca contra Fluminense e segue invicto
- Rio vence Minas e leva a semi da Superliga para o quinto jogo
- De virada, Cruzeiro derrota Sesi-SP e é tricampeão da Superliga
- Rexona bate Minas e alcança 11ª final consecutiva da Superliga
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.