SÃO LUÍS - Uma vitória para dar confiança ao Maranhão Basquete. A equipe maranhense estreou nesse sábado (13) na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15 contra o “caçula” Basquete Jaraguá (SC) e se deu muito bem no Ginásio Castelinho, em São Luís. O triunfo por sete pontos de diferença (66 a 59) mostra um equilíbrio entre as duas equipes dentro de quadra. No entanto, as atletas do MB sabem que a atuação da equipe poderia ter sido melhor em casa.
“Está bom para uma estreia, ainda mais que temos pouco tempo de treino. Em alguns momentos a gente estava errando por falta de algo mais na defesa, muito displicente, mas é compreensível por ser uma estreia. É compreensível por o time não conseguir fazer o seu melhor, não conseguir ser uma equipe em quadra. Ora uma resolvia, ora outra, ora outra, mas nunca junto, em bloco. Mas isso vamos ganhando com os jogos” comentou a pivô do MB, Êga, que terminou a partida anotando 5 pontos e pegando 7 rebotes.
Na mesma linha de pensamento, a pivô Graziane atribuiu os altos e baixos do Maranhão Basquete contra o Basquete Jaraguá ao pouco tempo de preparação. “É sempre bom ganhar, ainda mais em casa. Foi a nossa estreia. Lógico que não estamos satisfeitas com a estreia, mas em estreia tem sempre muito nervosismo. A gente espera ir bem melhor nos próximos jogos, mas a questão dos treinos influencia sim. Até uma jogadora se adaptar a outra, isso leva um certo tempo. Mas por ser estreia, foi até bom”, comentou.
O que anima o Maranhão Basquete é o fato de o time ter, em alguns momentos, mostrado um basquete mais consistente. A expectativa é que aos poucos as comandadas da técnica cubana Lisdeivi Pompa consigam render melhor coletivamente.
“O time ainda tem muito a crescer. Mostramos superioridade em poucos momentos, mas, com certeza, com mais treinos, mais tempo de jogos juntas, vamos nos conhecer mais e ter mais cara de equipe”, explicou Êga.
Fora de casa
E o crescimento do time do Maranhão Basquete terá nesta segunda-feira (15) uma boa oportunidade de conseguir a segunda vitória na LBF e seguir seu crescimento dentro de quadra. A equipe maranhense enfrentará o APAB/Barretos fora de casa. A equipe paulista vem de derrota para a ADCF/Unimed na estreia: 97 a 50.
Em sua primeira temporada na LBF, o APAB/Barretos é formado por um time bastante jovem, o que pode significar certo favoritismo ao Maranhão Basquete neste confronto de segunda-feira. No entanto, a experiente pivô Êga sabe que favoritismo tem de ser provado dentro de quadra.
“No papel é para entrarmos com superioridade. Tem que ser assim em quadra. A gente tem que entrar com superioridade para poder fazer um jogo bom para se preparar para Americana. Só que, se entrarmos da forma como a gente esteve alguns momentos de baixa no jogo contra o Basquete Jaraguá, não venceremos em Barretos. Temos que mostrar essa superioridade dentro de quadra”, afirmou a pivô do MB.
Após o duelo contra o APAB/Barretos, o Maranhão Basquete viaja até a cidade Americana para enfrentar a ADCF/Unimed, na quarta-feira (15). Esta será a última partida do MB em 2014 pela Liga de Basquete Feminino. O time maranhense só voltará a quadra no dia 14 de janeiro quando enfrentará o Brasília/Basquetevizi fora de casa.
JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO
13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 59 Basquete Jaraguá
15/12/14 – APAB/Barretos x Maranhão Basquete
17/12/14 – ADCF/Unimed x Maranhão Basquete
14/1/15 – Brasília/Basquetevizi x Maranhão Basquete
17/1/15 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau
19/1/15 – Maranhão Basquete x São José/Colinas Shopping
22/1/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete
24/1/15 – Uninassau/América x Maranhão Basquete
26/1/15 – Maranhão Basquete x Basketball Santo André/Apaba
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.