SUL-AMERICANO DE BASQUETE

Brasil é campeão sul-americano com maranhense no time

Letícia Xavier joga como ala e desde 2012 atua pelo Sport Club do Recife.

Imirante. com, com informações da CBB

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

PORTO VIEJO, EQUADOR – O Brasil conquistou o título invicto do 17º Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino, disputado em Porto Viejo, no Equador. Na partida final, encerrada na madrugada deste sábado (dia 26), a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 86 a 63 (36 a 30 no primiro tempo), com 25 pontos, 10 rebotes e três assistências da cestinha Thaina Silva. Outros destaques da equipe nacional foram Caroline dos Reis (18 pontos, nove rebotes e quatro assistências), Vitória Domingos (12 pontos e três assistências) e Bianca Araújo (10 pontos e 13 rebotes).

“Brasil e Argentina é sempre um confronto de muita rivalidade, e essa final não foi diferente. Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, conseguimos abrir uma vantagem de 11 pontos ao final do terceiro período (63 a 52). No último quarto aumentamos nosso ritmo até fechar 23 pontos na frente”, disse o técnico Guilherme Vós. “Quero agradecer a confiança e a estrutura oferecida pela CBB, o apoio da comissão técnica e a dedicação dessas meninas que acreditaram no nosso trabalho e mostraram que tem muito potencial”, completou.

Na preliminar, o Chile derrotou o Equador por 85 a 55 e garantiu o terceiro lugar da competição. Já a Venezuela ganhou do Paraguai por 78 a 58 e terminou na quinta posição. E na disputa do sétimo lugar, o Peru superou o Uruguai por 59 a 40.

Com os resultados da última rodada, Brasil, Argentina e Chile estão classificados para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18 de 2014, que será disputada em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

 Maranhense Letícia Xavier segurando o troféu de campeã sul-americana. Arquivo Pessoal.
Maranhense Letícia Xavier segurando o troféu de campeã sul-americana. Arquivo Pessoal.

Entre as jogadoras que levantaram a taça está a maranhense Letícia Xavier, atleta de alta técnica e potencial inquestionáveis dentro de sua categoria e que sempre foi destaque das equipes do Colégio Reino Infantil, começou a praticar o basquetebol. Na Seleção Maranhense sob o comando técnico de Betinho Lima se destacou. Antes de ir para o Sport Recife, Letícia Xavier chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira Sub-15 e participou de duas fases de treinamento, não indo a uma competição na época por questões de preferências técnica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.