RIO - Foram dois meses de espera e muita ansiedade para rubro-negros e vascaínos. A Copa do Mundo passou, o Brasil foi eliminado pela França, mas agora, finalmente é chegada a hora. Hoje, às 21h45, Vasco e Flamengo entram em campo na primeira partida válida pela grande final da Copa do Brasil.
Os 45 mil ingressos disponibilizados para a decisão foram vendidos e a arquibancada do Maracanã estará lotada e em festa.
A disputa será histórica entre as duas equipes, que nunca se enfrentaram em uma final de competição nacional. Dos times do Rio, apenas o Flamengo já conquistou a Copa do Brasil, vencendo-a em 1990, ao derrotar o Goiás.
No último domingo, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão, o Vasco derrotou o Flamengo por 1 x 0, o que aumentou a expectativa para a final da Copa do Brasil. A equipe cruzmaltina entrou em campo com seus reservas, enquanto os rubro-negros jogaram com oito dos seus titulares, colocando ainda mais lenha na fogueira da eterna disputa entre os torcedores.
No Flamengo, o técnico Ney Franco provavelmente não poderá contar com o atacante Peralta, que ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda. O resto da equipe titular estará à disposição do treinador. Porém, a escalação definitiva só será revelada momentos antes do jogo, no vestiário do Maracanã.
Os dirigentes rubro-negros passaram os últimos dias antes da decisão colocando pimenta no clássico, implicando com o Vasco e seus jogadores. O presidente do clube, Márcio Braga, chegou a dizer que não conhece os jogadores vascaínos, enquanto o diretor de futebol, Marcos Braz, disse que o Flamengo é a Seleção Brasileira tricampeã em 1970, já que Renato Gaúcho tinha comparado o Vasco com a Itália.
Boca fechada
Já em São Januário, a política foi a de manter a boca fechada e não responder às provocações surgidas na Gávea. No clube, os únicos que estavam autorizados a falar eram os mais experientes, Ramon, Edilson e o técnico Renato Gaúcho.
Mas ontem, véspera da partida, a torcida pareceu ter esquecido de tudo e acabou com a politicagem. Durante o treinamento, cerca de 50 pessoas estiveram presentes fazendo festa, cantando o hino e “Parabéns para você”, homenageando o técnico Renato Gaúcho, que completou um ano no comando da equipe. Tudo isso ao som de muito funk nos alto-falantes de São Januário e fogos.
Para a partida, Renato Gaúcho só não poderá contar com Ygor, que está suspenso, entre os titulares. Ives será o subtituto na cabeça-de-área.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.