RIO - Com as feridas causadas pela derrota para o Vitória ainda abertas, o Flamengo começa a busca por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil nesta
quarta-feira, contra o Grêmio, às 21h45m (de Brasília), no Estádio Olímpico. O jogo de volta das quartas-de-final está marcado para o próximo dia 19, no Maracanã.
A goleada de 5 a 1 para o time baiano, domingo passado, pelo Campeonato
Brasileiro, balançou as estruturas da Gávea. Irritado com o que chamou de atuação ridícula em Salvador, o treinador Abel Braga exigiu de seus comandados a reabilitação e anunciou mudanças na equipe. Após o treino desta terça-feira, porém, Abel adotou o mistério sobre as alterações.
- Queria dar um choque mesmo e consegui, pelo menos em três ou quatro. Eles sabem que a batata está assando. Mas a única mudança anunciada é a volta do Douglas Silva. O resto, todos vão saber amanhã (quarta-feira) - disse o treinador.
Negreiros ameaça vaga de Jean no ataque
Recuperado de contusão, Douglas Silva volta ao meio-campo no lugar de Róbson. Apesar do suspense, Abel deve confirmar também a saída de Jean para a entrada de Negreiros no comando do ataque. O veterano Zinho, um dos ameaçados, tem mais chances de permanecer no time. Se ele sair, Jônatas e Juliano brigam pela posição.
Independentemente da escalação, Abel garante que a torcida verá um time diferente do que foi goleado pelo Vitória. Ou mais parecido com o que conquistou o Estadual.
- A maior mudança foi na parte psicológica, a diferença de como a equipe chegou ontem (segunda-feira) ao Rio e como está hoje. Voltamos a ser aquele Flamengo alegre que conhecemos. O que aconteceu em Salvador foi um acidente de percurso - declarou.
O zagueiro Henrique (que discutiu com o companheiro Fabiano Eller durante o jogo contra o Vitória) disse que a equipe rubro-negra está se esforçando para esquecer a goleada e se concentrar no Grêmio.
- A partida com o Vitória já passou. O Abel falou que o que o ocorreu na Bahia não pode voltar a acontecer. A torcida pode ter certeza de que teremos muita força de vontade contra o Grêmio.
Grêmio perde titulares mas mantém otimismo
Os desfalques não ofuscaram o ambiente de confiança no Olímpico. O zagueiro Baloy e o ala-esquerdo Elton estão suspensos e o meio-campo Bruno, machucado. Em compensação, o técnico Adílson Batista terá Cocito, recuperado de contusão.
Depois de eliminar o Fluminense da Copa do Brasil e empatar com o Vasco, no Rio, pelo Brasileiro, o time gremista fez a pazes com a torcida. Ajudou na reconciliação a ascensão de Marcelinho, de 17 anos, companheiro de Christian no ataque.
O retrospecto no confronto direto entre os clubes na Copa do Brasil é amplamente favorável ao tricolor gaúcho. O Grêmio conquistou sobre o Flamengo o título em 1997, com dois empates (0 a 0 no Sul e 2 a 2 no Rio) nas partidas finais. Em 1989, 1993 e 1995, eliminou o time carioca nas semifinais da competição. O único triunfo rubro-negro aconteceu em 1999, pelas oitavas-de-final.
No último dia 21, os rivais estrearam no Campeonato Brasileiro com um empate sem gols, no Olímpico.
GRÊMIO X FLAMENGO
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Hora: 21h45m (de Brasília)
Árbitro: Luciano Almeida, auxiliado por César Augusto Vaz e André Veras
Grêmio: Tavarelli; Claudiomiro, Marcelo Magalhães e Tiago Prado; Michel, Cocito, Leanderson, Luciano Ratinho e Leonardo Inácio; Marcelinho e Christian. Técnico: Adílson Batista.
Flamengo: Júlio César, Reginaldo Araújo, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Da Silva, Douglas Silva, Ibson e Zinho; Negreiros (Jean) e Felipe. Técnico: Abel Braga.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.