RIO - O Botafogo foi surpreendido nesta quarta-feira no Maracanã. O time do técnico Levir Culpi, que poderia se classificar às oitavas-de-final da Copa do Brasil com um empate em até 3 a 3, perdeu por 3 a 2 para o Gama e está fora da competição. Victor (2) e Thiago marcaram para o Gama, enquanto Alex Alves (2) fez os gols alvinegros. Com a derrota, o Botafogo ficará duas semanas fora de competições oficiais. No dia 21, o time enfrenta o Goiás, na abertura do Campeonato Brasileiro. Antes disso, porém, disputa um amistoso contra o Volta Redonda, no dia 17.
Jogando em casa, o alvinegro partiu para cima do Gama desde os primeiros minutos de jogo. Tanto, que abriu o placar logo aos nove, com um cabeceio certeiro do atacante Alex Alves, após cruzamento do lateral Ruy.
Os alvinegros mal tiveram tempo de comemorar. Logo depois da saída de bola, Bob arriscou um chute de longe, Jefferson espalmou mal e Victor completou para o fundo das redes. Mas o castigo ainda estava por vir. Aos 17, Tiago cobrou falta colocada, Jefferson falhou novamente, e o Gama passou à frente no placar.
Com este resultado, o time de General Severiano estaria eliminado da Copa do Brasil, e, por isso, se lançou ainda mais ao ataque. A equipe do técnico Levir Culpi pressionava o adversário, mas não conseguia ser efetiva na frente. O atacante Dill não estava em uma noite inspirada e passou a ser vaiado cada vez que tocava na bola.
Alex Alves desperdiça pênalti no segundo tempo
A pressão imposta pelo time carioca acabou abrindo espaços para o Gama nos contra-ataques. Aos 37 minutos, Victor recebeu na intermediária e chutou forte para fazer o terceiro gol do time do Distrito Federal.
Depois do intervalo, Levir Culpi tirou o inoperante Dill e o meia Túlio, para as entradas de Hugo e Carlos Alberto. A mudança surtiu efeito, e, logo aos nove minutos, Alex Alves diminuiu a diferença, com um belo gol da intermediária. Foi o oitavo gol do artilheiro na competição.
Precisando de apenas mais um gol para se classificar, o Botafogo que já pressionava o Gama passou a sufocá-lo em seu próprio campo. Aos 16 minutos, Valdo tabela com Camacho, que chuta de longe. Osmair se esforça e manda pela linha de fundo.
Tentando dar um novo fôlego ao time, Levir Culpi tirou Jorginho paulista e colocou Daniel em campo. Aos 32, Camacho recebe no meio e chuta forte. Osmair, mais uma vez bem colocado, faz grande defesa.
Aos 35 minutos do segundo tempo, depois de um bate rebate na defesa do Gama, o árbitro Wallace Nascimento Valente marcou pênalti em Alex Alves. O próprio atacante foi para a cobrança, mas chutou no travessão; na volta, a bola bateu em Alex Alves e sobrou para Ruy, que completou para o fundo das redes. Acertadamente, o árbitro invalidou o gol, já que o goleiro Osmair não tocara na bola antes do segundo toque de Alex Alves.
Daí para frente o Botafogo partiu para o desespero, e o Gama se fechou totalmente na defesa. Aos 41, Carlos Alberto arriscou de longe, com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo. Descoordenado, o time de General Severiano seguiu tentando chegar ao gol de empate, mas esbarrou na forte retranca do Gama, que garantiu a vitória e a classificação fora de casa. Nas oitavas-de-final, o time do Distrito Federal enfrenta o Palmas-TO.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.