MAC entra com recurso para tirar pontos do Botafogo

Maranhão News

Atualizada em 27/03/2022 às 15h07

Nos últimos dois dias uma avalanche de notícias sobre tapetão voltou a assombrar o futebol brasileiro. Três times perderam a vaga na segunda fase da Copa do Brasil por terem colocado jogadores irregulares. No Maranhão, o Sampaio foi acusado pelo Ypiranga-AP de ter cometido o mesmo erro. Agora, foi a vez do MAC entrar com um recurso na CBF para tentar tirar os pontos do Botafogo-RJ, em jogo realizado em São Luís, no último dia 4. A partida terminou com a vitória da equipe carioca por 5x0.

Segundo a diretoria do Maranhão Atlético Clube, cinco jogadores do Alvinegro teriam atuado de forma irregular: o goleiro Jefferson, o lateral-direito Ruy, o lateral-esquerdo Jorginho Paulista, o meia Camacho e o atacante Alex Alves.

O Artigo 7º do regulamento da competição diz o seguinte: “Poderão participar da competição, respeitados os prazos limite de inscrição, todos os atletas profissionais que tenham seus contratos registrados no Departamento de Competições/Registro e Transferência da CBF e cujos nomes constem do Boletim Informativo Diário (BID) publicado por aquele Departamento até as 19h da véspera de três dias úteis de intervalo mínimo antes da realização de cada partida e os não profissionais cujos nomes constem do BID da mesma data”.

E é neste artigo que se apóia a diretoria do MAC, pois Jorginho Paulista e Camacho só tiveram seus nomes divulgados no BID somente no dia 3 de fevereiro, ou seja, um dia antes da partida.

Outros três jogadores só apareceram no BID no mesmo dia do jogo em São Luís: Jefferson, Ruy e Alex Alves. Desta forma, o clube não respeitou os três dias úteis após sair o nome no Boletim Informativo Diário.

Mas o Maranhão está na mesma situação que a equipe carioca, pois só no dia 3 deste mês, o meia Humberto e o atacante Marcélyo tiveram os seus nomes divulgados no BID, portanto, também atuaram de forma irregular.

Os dois casos podem ser confirmados no site da CBF (www.cbfnews.com). Os dois times devem ser eliminados da Copa do Brasil e mais uma vez o beneficiado seria o Paranavaí-PR. O time paranaense, através da mesma situação, conseguiu a classificação para 2ª fase porque o Gama-DF havia colocado jogador sem condições de jogo.

Dentro de campo o time de Brasília venceu uma partida por 3x0 e empatou a outra em 0x0.

O Ypiranga-AP, que empatou em 0x0 com o Sampaio em Macapá, também acusa o time maranhense de usar jogadores de forma irregular, mas segundo o BID da entidade, todos os nomes dos jogadores foram divulgados com bastante antecedência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.