Flamengo empata com CRB e escapa de vexame

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

MACEIÓ - O Flamengo fez nesta quarta-feira um estranho jogo de ataque contra defesa. Na frente, quatro gols que garantiriam tranqüilamente a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Brasil. Mas em sua própria retaguarda, um show de erros que permitiram a reação do CRB. No fim: 4 a 4 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, resultado que obriga a realização da partida de volta, dia 18, no Maracanã.

O destaque rubro-negro foi o atacante Diogo, de 20 anos, que marcou três vezes. Andrezinho fez o outro gol da equipe. Anderson, Leandrinho e Marcinho (dois) fizeram os gols alagoanos.

A equipe da Gávea assustou logo no primeiro minuto, em um chute de Andrezinho que o goleiro Marcone defendeu no canto esquerdo. Mas quem abriu o placar foi o CRB, aos cinco, em um lance de sorte. Anderson cobrou falta da intermediária, a bola desviou em Da Silva e enganou Júlio César. Surpreendido pelo gol alagoano, o time carioca demorou a se encontrar em campo e não conseguia levar perigo ao adversário.

Mesmo sem jogar bem, no entanto, o Flamengo passava a maior parte do tempo no campo do CRB, que se fechou para segurar a vantagem. Aos 23 minutos, Felipe ajeitou no peito e chutou no canto esquerdo, obrigando Marcone a espalmar para escanteio. Apostando no contra-ataque, a equipe de Maceió teve boa chance de ampliar aos 27, mas Wanderley, livre na área, cabeceou fraco, nas mãos de Júlio César.

O excesso de passes errados impedia o Flamengo de organizar boas jogadas, mas assim mesmo o time chegou ao empate, aos 37 minutos: Felipe avançou pela intermediária e tocou para Andrezinho, que girou na meia-lua e chutou no canto direito de Marcone: 1 a 1. O gol de empate não acalmou o técnico Abel Braga, que foi para o vestiário insatisfeito com a atuação da equipe e lembrando o empate de quarta-feira passada com o Friburguense, pelo Campeonato Estadual.

- Está parecendo quarta-feira. O time está com muito sono, não entramos no jogo. O Flamengo tem que ser um só, não pode fazer um jogo bom e outro ruim. Para ganhar, tem que ter alma, correr, marcar - observou ele.

Diogo brilha no segundo tempo

E o descontentamento de Abel foi fundamental para a virada rubro-negra. Na volta para o segundo tempo, o técnico resolveu trocar o lateral-direito Gauchinho por Diogo. Em sua primeira jogada, aos 40 segundos, o atacante recebeu na meia-lua, driblou Gaspar e chutou rasteiro, no canto direito de Marconi: 2 a 1. E aos 11, após cruzamento de Roger, Diogo escorou de perna direita para fazer o terceiro gol carioca.

Os 3 a 1 classificariam o Flamengo, mas a vaga na segunda fase não durou mais do que quatro minutos. O CRB descontou aos 15, graças à Júnior Baiano e Júlio César. Sem marcação, o zagueiro conseguiu errar um passe de três metros na saída de bola. Anderson agradeceu o presente e arriscou de longe.

Embora o chute não tenha sido forte, o goleiro rubro-negro não conseguiu segurar a bola, que sobrou livre para Leandrinho diminuir com um toque no canto direito. Precisando de, pelo menos, mais um gol para evitar o jogo de volta no Maracanã, o Flamengo tentou retomar a pressão do início da etapa, mas voltou a cometer os erros do primeiro tempo.

E a classificação ficou definitivamente comprometida depois de novas falhas da defesa rubro-negra. Aos 31, Júnior Baiano tirou a bola de Wânder, mas Fábio Baiano a entregou para Marcinho, que só teve o trabalho de chutar no canto direito para empatar.

Dois minutos depois, Marcinho recebeu na área pela direita, deu um drible humilhante em Júnior Baiano e bateu sem chances para Júlio César. Depois de abrir 3 a 1, o Flamengo permitiu a virada para 4 a 3, vivendo momentaneamente o castigo que impusera ao Fluminense no clássico de domingo passado pelo Carioca.

Mas Diogo apareceu novamente para evitar a desagradável coincidência. Aos 39, após ótima jogada de Felipe pela esquerda, ele só teve o trabalho de empurrar para as redes e empatar a partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.