SÃO LUÍS – O primeiro dia de carnaval no Circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, reuniu cerca de 400 mil pessoas na noite desta sexta-feira (13), segundo estimativa da Polícia Militar. A abertura do Carnaval do Maranhão 2026 foi marcada pelos shows de Alok, Nattan e Chicabana, que animaram a multidão e lotaram o circuito.
A programação também contou com apresentações do Bloco dos Defiças, PP Junior e Thais Moreno, dando início à agenda oficial da folia na capital maranhense.
O evento foi acompanhado pelo governador Carlos Brandão, que destacou o impacto econômico do carnaval para o estado.
“Esse é também um momento em que o Maranhão vira destaque nacional. Um grande esforço da nossa gestão, com apoio da iniciativa privada, para gerar emprego e renda e movimentar a nossa economia. Hotéis lotados, motoristas de aplicativo trabalhando, restaurantes cheios. É dinheiro circulando e oportunidades para os maranhenses. O nosso carnaval é um dos melhores do Brasil”, afirmou.
O cantor Kiko, da banda Chicabana, celebrou a recepção do público.
“Minha galera de São Luís, estou passando para agradecer imensamente a todos vocês por esse carinho maravilhoso no Circuito Vem pro Mar”, declarou.
A programação do circuito continua até terça-feira (17). Para a edição deste ano, a expectativa é de mais de 4 milhões de foliões em todo o Carnaval do Maranhão, consolidando a festa como vitrine da cultura local e estratégia de promoção turística do estado.
Impacto econômico e geração de empregos
O carnaval movimenta setores como hotelaria, bares e restaurantes, transporte, comércio informal e serviços diversos. Estimativa da Secretaria de Estado da Cultura aponta a geração de 8 mil a 10 mil postos de trabalho, beneficiando ambulantes, catadores, músicos, técnicos, produtores, profissionais de segurança privada e trabalhadores de vários segmentos.
Além da programação musical, o Circuito Vem pro Mar se destaca pela vista da orla marítima de São Luís e pela estrutura montada para garantir conforto, segurança e acessibilidade aos foliões e turistas.
Segurança reforçada
Um planejamento especial foi montado com atuação integrada das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo. O policiamento ocorre a pé, com viaturas, motocicletas, cavalaria na faixa de areia, quadriciclos e apoio aéreo.
Uma base do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi instalada na Avenida Litorânea, com 30 câmeras de reconhecimento facial operando apenas no local, permitindo monitoramento contínuo.
Também há revistas para impedir a entrada de armas, patrulhamento nas vias de acesso e acompanhamento dos trios elétricos ao longo do circuito.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que mais de 8 mil policiais atuam durante o período.
“Uma festa bonita, com muita segurança e paz para maranhenses e turistas”, disse.
Saiba Mais
- PL e Missão voltam a acionar TSE contra desfile que homenageou Lula
- Mocidade da Ilha, Terrestre do Samba, Império Serrano, Turma da Mangueira e Favela desfilam hoje (20)
- União de Maricá vence Série Ouro e sobe para elite do Carnaval do Rio de Janeiro
- Janja reage a rebaixamento da Acadêmicos de Niterói após homenagem a Lula na Sapucaí
- Mesmo sob chuva, Baile do PV mantém multidão e marca estreia de artista maranhense em trio elétrico
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.