(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: As festas do Réveillon em destaque

Veja também: os 100 anos de Dona Aliete Lopes Trinta e o Réveillon de Rosário Saldanha ao lado de Dona Marly Sarney.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

O PH Revista deste fim de semana traz na capa a esfuziante digital influencer Luanne Holanda, destaca os 100 anos da Sra. Aliete Lopes Trinta e faz um passeio pelas festas de Réveillon de Thatiana e César Bandeira, de Ana Lúcia e Mauro Fecury, e a sensacional festa do Rio Poty Hotel, orquestrada pelo promoter João Marcelo Sá com a parceria de Évila Garcia Pinheiro e do diretor do hotel, Armando Ferreira

Os 100 anos de Dona Aliete Lopes Trinta
Os 100 anos de Dona Aliete Lopes Trinta

As irmãs Doroty Trinta, Déia Trinta Paes, Diana Trinta Unguerer e Délia Trinta festejaram com uma tarde festiva, regada a chocolate e muitas delicias maranhenses, os 100 anos de idade de sua mãe, Dona Aliete Lopes Trinta

Rosário Saldanha
Rosário Saldanha

Rosário Saldanha, com essa simpatia que Deus lhe deu, foi a única pessoa que conseguiu fazer uma foto ao lado de Dona Marly Sarney na noite de Réveillon organizada por sua filha Roseana Sarney

Cristiano Barroso Fernandes e Evandro Santos, sócios do Quintal Lagoa, apostam neste sábado no melhor do samba de raiz a partir das 17h
Cristiano Barroso Fernandes e Evandro Santos, sócios do Quintal Lagoa, apostam neste sábado no melhor do samba de raiz a partir das 17h

Quintal Lagoa: o mais novo Gastrobar de São Luís

São Luís ganhou há poucos dias mais um espaço de entretenimento com gastronomia de boteco, cerveja gelada, preço justo e boa música.

É o Quintal Lagoa, localizado na Lagoa da Jansen.

O local proporciona aos clientes a atmosfera de boteco com ambiente amplo, atendimento personalizado e palco para receber expoentes do samba e artistas locais da nova geração.

O estabelecimento funciona de quarta a sábado, das 18h às 2h.

Quintal Lagoa...2

A gastronomia do Quintal Lagoa está a cargo do renomado cheff Gustavo Araújo, considerado expert na arte de comida de boteco.

O menu segue com petiscos tradicionais, como caldinho de feijão, torresmo, linguiça artesanal e outros aperitivos marcantes e apresenta também pratos exclusivos, como o Língua ao Vinho, já considerado a estrela da Casa.

A estrutura do Quintal Lagoa conta com uma área ampla, totalmente arejada e convidativa e tem capacidade para receber 250 pessoas.

Quintal Lagoa...3

O Quintal Lagoa tem à frente os empresários Mariana Monteiro, Evandro Santos, Álvaro Carneiro e Cristiano Barroso Fernandes.

Segundo Cristiano, a ideia de abrir o empreendimento em um dos bairros mais elegantes da cidade, a Lagoa da Jansen, foi de oferecer ao público um ambiente diferenciado para que as pessoas se sintam realmente em casa, com bebida do jeito que todo mundo gosta e comida no ponto.

“Seja para um happy hour com amigos do trabalho, uma comemoração de aniversário, para o Quintal Lagoa o importante é confraternizar, proporcionar momentos especiais”, pontua.

Tome nota: neste sábado, por exemplo, a partir das 17h, a casa oferece o “Samba de Quintal”, uma espécie de pré-Carnaval, com 3 atrações musicais.

Gardênia Gonçalves
Gardênia Gonçalves

Dona Gardênia Ribeiro Gonçalves participou esta semana do evento de inauguração de dois Aceleradores Lineares, no Hospital do Câncer Aldenora Belo. Um deles, é resultado de uma verba liberada através do então Deputado João Castelo, em 2016, seu último ano como Deputado Federal

Ciência e bom senso

Na decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de não exigir atestado médico para a vacinação de crianças de cinco a 11 anos, pesou o risco de ser desmoralizado pela desobediência civil de governadores e prefeitos e a força da comunidade científica.

Ou seja: o resultado final é uma vitória do bom senso, da ciência e da pressão dos pais que querem o direito de vacinar seus filhos.

O resto é conversa para agitar as redes sociais.

DE RELANCE

Futuro incerto na Europa

Europa fecha o cerco contra os não vacinados e novas restrições – voltam as restrições e até o lockdown.

Segundo publicação na Euronews, alguns países estão fechando o cerco contra os turistas não vacinados, a França reduz, desde a última segunda-feira.

À semelhança de Portugal, as autoridades francesas obrigam agora a sete dias de recolhimento, em vez dos anteriores 10. Um período que pode mesmo ser encurtado para cinco dias, após a verificação de um resultado negativo num teste antígeno ou PCR que não serve absolutamente pra nada.

A variante Omicron é a dominante e o país ultrapassou o marco dos 10 milhões de casos de covid-19 registados, o parlamento francês prepara-se ainda para votar a alteração do passaporte sanitário atualmente em vigor para um certificado de vacinação.

Futuro incerto...2

Na Inglaterra, as máscaras passam a ser obrigatórias durante as aulas para os alunos do secundário. O país era a única das quatro nações do Reino Unido onde o uso de máscaras nas escolas não era recomendado.

A medida, diz o governo britânico, não se aplica aos professores e é temporária, estando previsto terminar em 26 de janeiro.

O objetivo é manter as escolas abertas para aulas presenciais, mas a tarefa pode vir a se revelar difícil, tendo em conta o aumento do número de contágios e as baixas entre o pessoal docente.

Também a Rússia está endurecendo o combate à pandemia. O país tem uma baixa taxa de vacinação. Em São Petersburgo, restaurantes, bares e locais públicos fechados só podem admitir quem apresente um teste PCR negativo ou prova de que está vacinado.

Na Grécia, os cidadãos estão sendo aconselhados a usar máscaras duplas ou de alta proteção para entrar em lojas e transportes públicos. Bares e restaurantes passam a fechar à meia-noite.

Incerto, caro e desnecessário

Viajar para o exterior é incerto, caro e desnecessário no momento.

O governo do Canadá, por exemplo, implorou para que seus cidadãos não deixem o país à medida que as províncias intensifiquem as vacinas para combater a variante de coronavírus Omicron.

Sem dúvidas essa nova onda do Covid-19, levantar voo para o exterior é sempre temerário além de duvidoso. A todo momento novas exigências surgem colocando por terra viagens planejadas e sonhos acalentados.

Além disso a constante alta do dólar torna tudo mais caro. O próprio EUA, sempre convidativo, está impraticável.

De volta a Brasília

Por quase três meses em São Luís ao lado da família e dos amigos, José Sarney retorna esta semana a Brasília. Encontrará uma cidade tomada pelas expectativas e dúvidas a respeito do ano político que se inicia e que será marcado, em outubro, pelo reencontro dos brasileiros com as urnas.

Paparicado por todos os pré-candidatos à presidência da República, de Bolsonaro a Lula, passando por Ciro Gomes e João Dória (que foi diretor da Embratur durante seu governo), Sarney comporta-se como um xamã, aquele que vê no escuro. A todos ouve, dá conselhos, mas não se compromete com ninguém.

O ex-presidente acha que o Brasil tem jeito. Mas precisa reformar a sua Constituição, que, segundo ele, torna o país quase ingovernável.

Ele que se prepare para a romaria de políticos que o espera em Brasília.

O mito do carro popular

Lembram de quando ter um carro próprio era um sonho realizável para a maioria das pessoas, independentemente de sua condição social ou econômica?

Pois agora, devido a fatores como a alta do dólar e o custo de matérias-primas, associadas à escassez de componentes que tem paralisado fábricas ao redor do mundo, houve uma disparada de preços nunca vista nos preços de veículos novos e usados.

No Brasil, os carros mais baratos, dito populares, estão na faixa de R$ 70 mil – valor que não está ao alcance da grande maioria dos brasileiros. E o pior é que os preços dos usados nunca estiveram tão altos.

Economia no Carnaval

Com a suspensão das festas de Carnaval em função do recrudescimento da pandemia do coronavírus, acaba-se a farra do dinheiro público comandada nesse período por prefeitos de todo o Brasil, especialmente do Maranhão.

E não estamos falando do patrocínio de blocos e agremiações carnavalescas, que justificam o apoio público, mas das famosas bandas de axé e sertanejo de outros Estados pagas a peso de ouro que infestam o Carnaval todos os anos.

Sem o Carnaval, evita-se a disseminação da Covid e promove-se uma grande economia de recursos públicos.

Os livros de Roseana

Ativa nas redes sociais, a ex-governadora Roseana Sarney publicou em sua conta no Instagram a relação das dez obras literárias maranhenses de sua preferência.

A lista inclui “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis; “Poema sujo”, de Ferreira Gullar; “Os tambores de São Luís”, de Josué Montello; “História do Maranhão”, de Carlos Lima; “Norte das águas”, de José Sarney; “Nau de urano”, de Nauro Machado; “Os canhões do silêncio”, de José Chagas; “Canaã”, de Graça Aranha; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo; e “Tempo de Lisboa e outros poemas”, de Odylo Costa, filho.

Os seguidores de Roseana aprovaram sua lista e acrescentaram outros títulos, como sugestão, a começar por “Noite sobre Alcântara”, também de Josué Montello.

O Dia do Fico

Há exatamente 200 anos, no dia 9 de janeiro de 1822, o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro, tomou uma decisão que resultaria meses depois na declaração da Independência do Brasil.

Foi o Dia do Fico. O pai, D. João VI, rei de Portugal, Brasil e Algarves, que o havia deixado na condução do país, exigiu o seu retorno a Portugal. Atendendo aos clamores da população para que aqui permanecesse, o príncipe disse a famosa frase: “Se é para a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. E ficou.

A partir daí, desencadearam-se os fatos que resultaram na Independência, proclamada no dia 7 de setembro, 200 anos atrás.

Barulho de papagaios no Calhau

Quem mora em bairros arborizados de São Luís, a exemplo do Calhau, anda ouvindo “gargalhadas” nos finais de tarde. São bandos de pássaros de penas verdes fazendo a maior festa. A estrela é o papagaio-verdadeiro entre numerosos peroquitos. São aves cada vez mais comuns nesta Capital.

Originários de fugas e solturas, os periquitos e os papagaios comem sementes e frutos de leguminosas, palmeiras e cinamomos e apreciam as flores de paineiras.

Para escrever na pedra:

“Mais que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”. De Charles Chaplin.

TRIVIAL VARIADO

Depois desse engodo da ITA que ocasionou prejuízos sem fim a milhares, finalmente voltam a valer as velhas regras, isto é, em caso de cancelamento, o cliente poderá escolher entre reembolso, que volta a ser imediato, crédito ou remarcação do voo em caso de cancelamento. Isso está valendo desde o último dia de 2021.

A partir de agora, estão todos avisados: ao comer camarões, mastigue-os pelo menos cinco vezes antes de engolir. Camarão mal digerido pode causar obstrução intestinal.

O governador Flávio Dino prometeu, ao cancelar o Carnaval no Maranhão, que vai dar um auxílio aos grupos carnavalescos para compensar os prejuízos decorrentes da suspensão das festas. É aguardar.

Os municípios de Imperatriz, Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Paraibano e Jatobá são os mais afetados pelas cheias responsáveis por desabrigar milhares de famílias maranhenses e espalhar doenças nas áreas alagadas.

O ex-senador Edison Lobão comoveu-se ao ver as imagens de sua cidade natal, Mirador, embaixo das águas. Determinou ao filho, Lobão Filho, que mobilize socorro para os seus conterrâneos.

Até o dia 18 de março, a Bibliomaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro, recebe a exposição “La Maison de Clarice”. A mostra traça um paralelo entre a vida e a obra de Clarice Lispector com Marguerite Duras e Nathalie Sarraute, suas contemporâneas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL São Luís alterou a data e o local do sorteio da campanha Natal Show de Prêmios, devido à suspensão da Feirinha São Luís, onde o mesmo seria realizado.

Sem qualquer prejuízo aos participantes e com o cumprimento do regulamento, o sorteio acontecerá neste sábado, às 10h, no auditório da CDL São Luís, à Rua da Estrela, N. 508, Centro.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.