1ª edição do Circuito Universitário de Cinema

Documentário inédito em Circuito de Cinema em SL

Produção sobre as avós da Praça de maio estreia nesta terça.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação)

SÃO LUÍS - O documentário inédito 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, estreia em São Luís nesta terça-feira (23), às 14h, no Teatro do IFMA/Monte Castelo. A sessão é um dos destaques do Circuito Universitário de Cinema, uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, que ocorre até o fim de setembro em universidades, escolas e instituições de ensino de todo o Brasil.

Os outros dois documentários escolhidos para a mostra são Setenta – 70, de Emília Silveira, e Duas Histórias, de Ângela Zoe. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes. Serão realizadas seis sessões em cada uma das 27 Unidades da Federação e para a produção da mostra haverá um agente mobilizador por Estado para articular as exibições, divulgar o evento e ajudar na pesquisa de debatedores.

Filme inédito: entre os três filmes do Circuito, apenas 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina é inédito. O filme, uma coprodução Brasil e Argentina, conta a história daquelas que ficaram conhecidas como As Avós da Praça de Maio e a participação do grupo brasileiro Clamor na luta para localizar os bebês sequestrados ou nascidos em prisões clandestinas: os 500. Segundo os órgãos de defesa de direitos humanos, cerca de 500 netos foram afastados de suas famílias biológicas, em um total de 30 mil pessoas desaparecidas durante a ditadura naquele país.

Coproduzido aqui pela MPC & Associados 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina foi filmado no país portenho, e no início de 2014, no Brasil. Uma das personagens do filme é Estela de Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio, cujo neto, de 35 anos, acabou se ser encontrado – a notícia foi manchete nos jornais na primeira semana de agosto. Com ele, já se somam 114 os netos encontrados.

O Circuito Universitário de Cinema é um projeto realizado pela MPC & Associados em parceria com a Petrobras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.