Integrantes do grupo Teatro Torto, de Porto Alegre (RS), farão hoje a palestra Da preparação à poesia: os princípios da Biomecânica Teatral de Meyerhold como base para a criação do ator. O evento, que integra a programação do projeto Palco Giratório, promovido pelo Sesc, acontece às 19h no projeto Papoético (Chico Discos - Centro).
O Teatro Torto desenvolve suas atividades tendo o ator como foco um trabalho cotidiano no preparo de si, na busca de uma prática constante, autônoma e autoral. Na palestra de hoje, o grupo falará sobre temas como o processo de construção do espetáculo Dia Desmanchado; os sete princípios básicos da construção da ação dentro do sistema de Meyerhold; a teatralidade e o grotesco na encenação Meyerholdiana; e questões sobre o tempo no espetáculo Dia Desmanchado. A peça foi apresentada domingo (15), no Teatro João do Vale, e não será reapresentada hoje.
O espetáculo Dia Desmanchado integra o Teatro Gestual e fala sobre um homem, exterminador de insetos, que vive em sua casa mergulhado na banalidade do seu cotidiano, quando é surpreendido com a chegada da carta de uma mulher. A carta põe o homem em alerta, obrigando-o a ensaiar o esperado encontro, na tentativa de que nada fuja do seu controle. O encontro deve ser bem-sucedido, pois não é sempre que o amor bate a sua porta.
Nessa realidade de espera e angústia, onde o ensaio para o encontro é uma corrida contra um dia que avança sem piedade, o homem se vê magicamente contraído por outros aspectos do tempo. O dia do homem assim se desmanchando em tempos incompossíveis e contraditórios, onde não se sabe ao certo o que é passado, presente ou futuro.
Grupo - O Teatro Torto nasceu de uma parceria que acontece desde 2005, na criação do espetáculo A Bufa, prêmio Açoriano de Teatro Revelação 2008, em Porto Alegre. Em 2007, o grupo realizou o projeto Ator Autor - criação e multiplicação, no qual desenvolve um treinamento físico com outros atores da cidade e realiza oficinas pelo interior do Rio Grande do Sul.
Em 2010, com o projeto Meyerhold 70 anos - contraponto, também contemplado pelo Fumproarte de Porto Alegre, realizou, além da criação do espetáculo Dia Desmanchado (que recebeu o prêmio Açorianos de melhor ator e trilha sonora original 2010), um encontro com oficina, palestras, debates e aula-espetáculo em colaboração com a Cia Mundu Rodá (SP) e o Centro Internacional de Biomecânica Teatral (Itália).
Os últimos três projetos do grupo foram contemplados com o Prêmio Myriam Muniz da Funarte. O Teatro Torto mantém suas atividades em intercâmbio permanente com o mestre russo de biomecânica teatral Gennadi Bogdanov e com o grupo Vindenes Bro, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, da Dinamarca.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.