SÃO LUÍS - O pulsar da cultura maranhense continuará neste mês de julho, no Convento das Mercês (Desterro), onde acontecerá, a partir desta quinta-feira (5,) o Maranhão Vale Festejar. Sempre de quinta-feira a domingo (até dia 29 deste mês), a partir das 18h, o local se transformará num grande terreiro por onde desfilarão grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha e as mais variadas danças populares.
Esta será a quinta edição do evento, idealizado pela senadora Roseana Sarney e que conta com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce. A realização é da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, com apoio da Unisys, Banco do Brasil e Sistema Mirante.
No pátio do Convento, será feito, ao longo das noites, um retalho colorido e diversificado da cultura maranhense, a começar pela decoração, inspirada nos folguedos juninos. As comidas típicas não ficarão de fora e nas 15 barracas destinadas à alimentação, o público poderá encontrar desde lanches até iguarias como mingau de milho, manuês, cuxá, pamonha, cocadas, bolos e outras guloseimas próprias do São João.
O artesanato também ganha lugar de destaque no Maranhão Vale Festejar. Serão três barracas destinadas à exposição e vendas dos produtos assinados por artesãos locais.
Para a criançada, serão armados três espaços de entretenimento onde brincadeiras como a pescaria, argola e tiro-ao-alvo estarão disponíveis. Além disso, o público infantil poderá se divertir em brinquedos, a exemplo do pula-pula, piscina de bolinhas, etc.
PROGRAMAÇÃO
A programação cultural, grande chamariz do Maranhão Vale Festejar, destacará danças diversas, tambor de crioula, grupos de bumba-meu-boi e shows com artistas diversos. Apesar do roteiro variado, que atende a todos os gostos, é o bumba-meu-boi a manifestação de destaque no evento.
Entre os grupos que marcarão presença no primeiro fim de semana, destacam-se os bois Sítio do Apicum, Maracanã e Ribamar, todos do sotaque de matraca. Entre os bois de orquestra, estão Axixá, Morros, Nina Rodrigues e Novilho Branco. Do sotaque da Baixada, marcarão presença os bois Unidos de Santa Fé e União da Baixada, enquanto que os bois da Fé em Deus e Floresta, representarão o sotaque de zabumba.
Os tambores também ecoarão pelo Convento das Mercês. O tambor de crioula de Apolônio, do Nordeste e da Fé em Deus são os convidados dos quatro primeiros dias do Maranhão Vale Festejar. Os artistas populares, a exemplo dos anos anteriores, subirão ao palco em apresentações coletivas.
A banda do Bom Menino do Convento das Mercês, as quadrilhas Veteranos de São Domingos e Asa Branca, danças portuguesas Arte e Beleza de Portugal e Adolescentes de Portugal e cortejo dos Miolos de Bumba-Meu-Boi também estão confirmadas no primeiro fim de semana do evento.
Quinta-feira, dia 5
18h - Banda do Bom Menino
19h - Show Estrelas Juninas
21h - Boi de Barbosa
22h - Boizinho Barrica
23h - Boi Novilho Branco
00h - Boi de Santa Fé
01h - Boi de Nina Rodrigues
Sexta-feira, dia 6
18h - Quadrilha Asa Branca
18h30 - Cortejo dos Miolos de
Bumba-Meu-Boi
19h - Grupo de dança Folia Junina
19h30 - Tambor de Crioula de Apolônio
20h - Boi da Vila Passos
20h30 - Boi do CEIC
21h - Boi de Dona Zeca
22h - Boi Brilho da Terra
23h - Boi da Floresta
24h - Boi Sítio do Apicum
01h - Boi da Raposa
Sábado, dia 7
18h - Quadrilha os Veteranos de São
Domingos
18h30 - Dança Portuguesa Arte e Beleza
de Portugal
19h - Dança do Passarinho
19h30 - Tambor de Crioula do Nordeste
20h - Show Seu João do Vale
21h - Boi Unidos Venceremos
22h - Boi de Presidente Juscelino
23h - Boi de Ribamar
00h - Boi da Fé em Deus
01h - Boi de Maracanã
Domingo, dia 8
18h - Quadrilha Asa Branca
18h30 - Dança Portuguesa Adolescentes
de Portugal
19h - Tambor de Crioula da Fé em Deus
19h30 - Dança do Lelê de São Simão
20h - Grupo Sotaque
21h - Boi LÍrio de São João
22h - Boi Brilho da Ilha
23h - Boi União da Baixada
00h - Boi de Axixá
01h - Boi de Morros
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.