Bumba-boi da Maioba terá seu próprio museu

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

SÃO LUÍS - Durante todo o mês de junho os moradores da Maioba participarão de um curso de Noções Básicas de Organização e Funcionamento de Museus, destinado aos moradores da Maioba. Um dos objetivos é capacitar os moradores e brincantes do bumba-meu-boi para que futuramente possam criar um memorial do bumba-meu-boi da Maioba.

Ministrado pela museóloga Maria da Graça Sardinha, o curso visa também estimular a construção de um inventário da história oral da identidade cultural da comunidade. Nessa segunda etapa, os alunos pesquisarão sobre a história e as manifestações culturais da Maioba, farão entrevistas com os moradores e recolherão peças para o futuro memorial do bumba-meu-boi. “A intenção é capacitar essas pessoas para que possam atuar de forma responsável na preservação de arquivos históricos e do acervo arquitetônico de suas localidades”, explica Maria da Graça Sardinha.

Lançado em abril deste ano, o Projeto Barracão Cultural incentiva a produção artística das comunidades envolvidas com a tradição do bumba-meu-boi e promove o turismo sustentável. Por meio de diferentes linhas de trabalhos, o projeto proporciona o fortalecimento da identidade cultural, e conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Beneficiará, inicialmente, seis comunidades de bumba-meu-boi: Maioba, Maracanã, Iguaíba, Pindoba, Fé-em-Deus e Floresta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.