SÃO LUÍS - Representantes de instituições do poder público estadual e municipal, líderes e coordenadores de arraiais contemplados com programação patrocinada pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís se reuniram durante toda a tarde de segunda-feira, no auditório do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Eles debateram sobre as normas de funcionamento e disciplinamento dos arraiais juninos para os festejos do São João da Maranhensidade 2007, promovido pelo Governo do Estado em parceria com Prefeitura Municipal de São Luís e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.
Das 26 instituições públicas convidadas pela Secretaria da Cultura para a reunião estiveram presentes apenas 8 (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar-Semesa, Secretaria Municipal da Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MA), Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Estado do Turismo) e 27 representantes dos 30 arraiais oficiais que receberão programação do governo do estado, durante a temporada junina neste ano de 2007.
O São João da Maranhensidade 2007, patrocinado pelo governo do estado terá programação nos arraiais do Ceprama, Lagoa da Jansen, Renascença, Desterro, Praia Grande, Ipem, Parque da Vila Palmeira, dos Vivas Anjo da Guarda, Angelim, Anil, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Cohajap, Fé em Deus, João Paulo, Largo do Caroçudo, Praça da Saudade (Madre Deus), Liberdade, Monte Castelo, Ipase, Retiro Natal, Vila Embratel, Vinhais e dos comunitários do Cohatrac, Cohab, Macaúba, João de Deus, São Cristóvão, Turu e Vila Fialho, além dos apoiados pela Prefeitura Municipal.
Durante a reunião foram discutidas formas de organização e funcionamento dos arraiais que será na sua grande maioria iniciativa da comunidade e terá apoio do poder público estadual e municipal através dos serviços que serão prestados por cada instituição, desde a liberação para funcionamento, fiscalização das instalações que será feita através da Semthurb, Crea, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Vigilância Sanitária, instalação de palco e sonorização e fiscalização da programação, essa por parte da Secretaria de Estado da Cultura que elabora e encaminha a programação para cada arraial.
O representante da Semthurb, Nilson dos Santos, garantiu que o licenciamento dos arraiais oficiais será concedido por meio de um documento que será encaminhado à Secma para que seja concedido a cada um dos 30 arraiais e ficou assegurado que não será cobrada taxa para estes.
O major PM Járcio, do Comando da Polícia Militar, garantiu que todos os esforços serão feitos para garantir a segurança nos arraiais durante o período junino, pela corporação da PM que estará presente nos 30 espaços e mais os que serão montados pela Prefeitura Municipal, com policiamento a pé e patrulhamento via rádio e com motocicletas. Ele informou que a Secretaria de Segurança Cidadã estará lançando campanha preventiva para garantir a segurança da população nesses locais de festa.
Do tenente Roque, do Corpo de Bombeiros, os coordenadores de arraiais tiveram a informação de que a corporação estará realizando treinamento de combate a incêndio e fazendo vistorias nas barracas e palcos de apresentação, conferindo extintores de incêndio, luminárias de emergência, e que cada barraca e palco deverá ter disjuntor próprio. A fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros deverá acontecer 72 horas antes da abertura do arraial e somente terá liberação para funcionamento o arraial que cumprir com todas as normas e exigências por parte dos Bombeiros. Ficou confirmado que cada arraial deverá ter um kit de combate a incêndio.
O Crea, representado pelo técnico João Pereira Diniz, informou os arraiais terão que cumprir normas de sonorização e acústica, emergência e combate a incêndio, estrutura de palco, rede elétrica adequada às barracas, instalação de geradores de energia e prevenção de risco ambiental.
Por fim, as Secretarias Municipais de Segurança Alimentar (Semesa) representada pela técnica Lívia Martins e Secretaria da Vigilância Sanitária, que enviou a técnica Adriana Paixão, falaram sobre os cursos que serão realizados de boas práticas de manipulação de alimentos, para barraqueiros e que serão realizados em parceria com o Crea e o Corpo de Bombeiros. Os cursos terão duração de 8 horas/aula e as turmas serão organizadas a partir da indicação e inscrição de um membro de cada barraca, de cada arraial e tão logo sejam fechadas as turmas, as aulas terão início.
A Secretaria de Estado da Cultura avisou que estará com uma sala no Shopping Viva Cidadão da Praia Grande para atender as solicitações, reclamações e ajudar a solucionar eventuais problemas de cada arraial. Na sala estará um representante de cada instituição do poder público envolvido com a realização do projeto São João da Maranhensidade 2007 para atender as solicitações.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.