RIO - Depois do espetáculo na Marquês de Sapucaí, todos os olhares nesta quarta-feira se voltam para o envelope dos jurados que decidirão a campeã do carnaval 2007. Nesta quarta-feira, o palco onde o público se emocionou com a passagem das 13 escolas de samba no domingo e na segunda-feira será o lugar de mais emoções, alegrias e tristezas a cada envelope aberto com as notas que decidirão o destino de cada escola. A apuração terá início às 15h45m.
O destino das escolas será decidido de acordo com a visão dos jurados para o desempenho delas em dez quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.
Após a decisão da campeã e das seis escolas que voltarão ao Sambódromo no sábado para o Desfile das Campeãs, começa a apuração do Grupo de Acesso, cuja melhor agremiação ganhará o direito ocupar um lugar na elite do samba em 2008. Duas escolas descerão do Grupo Especial para o Grupo de Acesso, diminuindo para 12 o número de participantes da primeira divisão do samba no ano que vem.
Pelo menos sete agremiações despontam como favoritas ao título deste ano. Dentre elas estão a, que luta pelo bicampeonato e a Beija-Flor, vencedora do Estandarte de Ouro
de melhor escola.
Com esperanças de levar o título está ainda a, que saiu da Sapucaí ovacionada com o grito de "É campeã" do público e que sonha em repetir o feito de 1997, ano do seu único campeonato. A Mangueira, que encantou a platéia com um desfile bonito e um enredo bem contado também está na briga. Assim como o Salgueiro. Correndo por fora, estão Unidos da Tijuca, Grande Rio e Imperatriz.
Quarenta jurados estiveram no sambódromo avaliando as 13 escolas do Grupo Especial. São quatro jurados para cada quesito espalhados por toda a extensão da Avenida. Eles podem dar notas entre 7 e 10, sendo admitidas notas fracionadas. Será declarada a campeã àquela escola que somar o maior número de pontos.
Só será admitido o empate no caso de duas ou mais escolas terminarem com o mesmo número de pontos na primeira colocação. E assim mesmo se as escolas terminarem com o mesmo total de pontos em cada um dos dez quesitos. Nas demais posições, são usados critérios de desempate. Esses critérios levam em conta o total de notas concedidas em cada quesito observando a ordem definida no sorteio que será feito ainda na manhã desta quarta-feira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.