SÃO LUÍS - O Baile da Maranhensidade acontece amanhã dia (16), a partir das 22h, no Clube do Sesc, no Olho D`Água. O evento terá a participação de Zeca Baleiro, Alcione Nazareth e Rita Ribeiro, além de bandas e artistas locais.
A exemplo da decoração do circuito de rua e da passarela, o Baile da Maranhensidade será ornamentado por fofões, figura exclusiva do carnaval maranhense, e papagaios. “O colorido dos papagaios nos remete a algo que está livre, solto no ar, em liberdade”, explica o designer João Ewerton, responsável pela decoração da festa.
Trinta artistas maranhenses estão envolvidos na decoração do carnaval de São Luís e confeccionaram, sem repetir, 293 máscaras para decorar as ruas e 85 para as mesas do Baile da Maranhensidade. Ewerton, que é maranhense e durante 23 anos trabalhou no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Salvador, disse estar satisfeito pela oportunidade que está tendo em trabalhar no Maranhão. “O governador Jackson Lago tem uma proposta de política cultural muito boa que estar favorecendo o desenvolvimento das artes e acesso dos artistas ao meio de produção”.
As equipes cenográficas, de montagem de palco, elétrica e de decoração estão trabalhando nos últimos detalhes para a realização do baile. Por determinação do governador, explicou João Ewerton, o Baile da Maranhensidade não terá estrutura de camarotes. “Ele acredita que é uma forma de aproximar as pessoas”. Todas as 85 mesas terão máscaras de fofões adaptadas. O teto será decorado com balões coloridos.
Os ingressos para a festa estão sendo vendidos na administração da Lagoa da Jansen e nas Lojas AD nos shoppings São Luís e Tropical. Na administração da Lagoa, podem ser encontrados ingressos individuais e mesas para oito pessoas. Nas lojas AD, somente ingressos individuais.
A renda do baile será revertida para o Voluntariado de Obras Sociais (VOS), que atende 500 crianças carentes em creches localizadas no bairro da Camboa, Jardim América e Maiobão. Durante a festa serão homenageados carnavalescos maranhenses como Elias Mouchreck, fundador do bloco tradicional do Maranhão; Lopes Bogéa (em memória), parceiro de Antônio Vieira, e Escrete, compositor e carnavalesco, que morreu recentemente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.